quarta-feira, 15 de junho de 2022

Hub de Hidrogênio Verde: “Ceará como um polo forte e engajado na transição energética”, afirma governadora Izolda Cela

 


O Governo do Ceará deu mais um passo histórico para garantir desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida dos cearenses. A governadora Izolda Cela assinou, na manhã desta quarta-feira (15), o pré-contrato com a multinacional australiana Fortescue Metals Group para concretizar o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante.


A assinatura ocorreu na sede do Complexo do Pecém, com a presença do gerente de desenvolvimento de Negócios da Fortescue Future Industries (FFI Brasil), Luís Viga; do gerente de Portfólio de Projetos FFI na América Latina, Sebastian Otero; do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior; do presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa; do presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, Eduardo Neves; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, e de outras autoridades, entre gestores públicos e executivos da iniciativa privada.



Com isso, Estado e Fortescue, líder global na indústria de minério de ferro, vão atuar em cooperação mútua para viabilizar a implantação da primeira usina de H2V no Pecém, além de fomentar a cadeia produtiva da energia no estado.

“Esse movimento foi liderado na gestão do governador Camilo Santana, e firma o Ceará como um polo forte e engajado nesse momento de transição energética, com o nosso potencial de natureza, mas também o institucional. Para o Ceará avançar fortemente no desenvolvimento pautado no compromisso com as pessoas. E o Brasil só tem salvação se o Nordeste continuar sua rota de desenvolvimento”, defendeu Izolda Cela.