terça-feira, 7 de junho de 2022

Deputado Queiroz Filho sugere criação da Semana Estadual de Educação Midiática no Ceará

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado um Projeto de Lei, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que institui a Semana Estadual de Educação Midiática no Ceará, sugerindo uma série de ações a serem desenvolvidas nas escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública estadual.


"Vivemos num mundo em que todos produzem e consomem conteúdo. O excesso de informação é um desafio ao nosso senso crítico. Então, acredito que a educação midiática desde cedo é essencial para a formação de cidadãos livres e aptos a fazerem escolhas conscientes, ajudando a fortalecer o combate à desinformação e fortalecendo a democracia", explica Queiroz Filho, presidente da Comissão de Educação da Casa.


De acordo com o Projeto, a Semana Estadual de Educação Midiática seria realizada na última semana de outubro, em consonância às diretrizes estabelecidas pela Global Media and Information Literacy Week (Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional), liderada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).


O parlamentar destaca que a proposta é promover um espaço de reflexão e práticas que colocam a comunicação no plano educativo. "A ideia prevê a elaboração de planos de aula pelos professores que adicionem a educação midiática ao objetivo curricular, a promoção de concursos culturais visando a criação de materiais relacionados ao tema da desinformação, curadoria de conteúdo através de ferramentas digitais, participação dos estudantes em projetos sociais para o combate às fakes news nas comunidades, entre outras ações".