terça-feira, 7 de junho de 2022

Caucaia é primeiro lugar no Estado em prêmio de gestão pública e nota 10 em transparência


O Município de Caucaia conquistou o primeiro lugar entre os municípios do Estado do Ceará, no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) de 2022, do Conselho Federal de Administração (CFA). Com a nota global de 6,61, ficou à frente da capital Fortaleza (6,37), em quinto no estudo, e de três outras cidades de destaque econômico no estado, Juazeiro do Norte (6,59 - 2º lugar), Sobral (6,59 - 3º lugar) e Crato (6,43 - 4º lugar). 

O estudo mensura 12 pilares, em três dimensões de políticas públicas: Desempenho, Finanças e Gestão. Educação, Segurança, Fiscal, Investimento Per Capita e Saúde são alguns deles. O indicador Transparência foi o que atingiu a maior pontuação. “Assumimos a gestão municipal com uma série de problemas graves, verdadeiros desafios a serem superados. Temos a Transparência e Humanização como os nortes de todo o trabalho a ser desenvolvido. Somente uma gestão com transparência e responsabilidade fiscal nos daria as condições de trabalho a fim de chegarmos aqueles que mais precisam, e isso é humanização”, revela Vitor Valim, prefeito de Caucaia.

A Prefeitura de Caucaia tem fortalecido os órgãos da gestão municipal ligados à transparência e eficiência. Entre elas: o decreto municipal nº 1214, instituindo o trabalho dos Ouvidores Setoriais, e as cartas de serviço de cada órgão; a regulamentação do procedimento de Auditoria Interna em Caucaia, inédito no município, e a adesão ao Time Brasil. Trabalho que tem dado frutos internos e reconhecimento nacional. Em dezembro de 2021, a Controladoria-Geral do município ficou em primeiro lugar com o Melhor Plano de Integridade na categoria estreante, na Integrathon 2021, evento realizado pela rede Conexão Inovação Pública do Rio de Janeiro. O município ficou ainda em terceiro lugar em quatro outros prêmios, sendo: Plano de Integridade: melhor monitoramento; melhor gestão de riscos; Programa de Integridade: melhor plano de capacitação em integridade; e categoria estreante.

“Em menos de dois anos de gestão, conseguimos colocar ordem na casa, mas também avançamos em áreas essenciais, como educação, mobilidade urbana, geração de emprego e renda, segurança, entre outros. Resultados que demonstram que estamos no caminho certo”, comemora Vitor.

Saiba mais

O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) é desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Gestão Pública, é uma ferramenta que visa auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.