domingo, 12 de junho de 2022

AL aprova Dia Estadual de Conscientização da Doença de Parkinson no Ceará


Foi aprovado na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (08/06), o Projeto de Lei que institui o Dia Estadual de Conscientização da Doença de Parkinson no Ceará, a ser celebrado no dia 11 de Abril. A proposta é de autoria do deputado estadual Antônio Granja.

A doença de Parkinson é uma enfermidade neurológica, que afeta os movimentos da pessoa, causando tremores, lentidão dos movimentos e rigidez muscular. Foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson. “Apesar de ser uma doença muito antiga, é importante esclarecer que não é uma doença fatal, nem contagiosa. Não afeta a memória ou capacidade intelectual do parksoniano”, ressalta o deputado Granja.

Sobre a enfermidade, o parlamentar pontua que há tratamento: “Apesar de a ciência ainda não ter encontrado a cura, o Parkinson pode e deve ser tratado. Além dos medicamentos existentes, temos terapia ocupacional, fisioterapia e cirurgia que podem retardar o progresso.

Estima se que a doença afeta cerca de 8 milhões de pessoas no mundo, e, 200 mil pessoas no Brasil. Aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos têm a doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.