terça-feira, 17 de maio de 2022

Sarto sanciona lei que cria vagas para concurso de professores; edital sai em maio


O prefeito José Sarto sancionou, na manhã desta terça-feira (17/05), lei que cria vagas para realização de concurso público para professores na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. A sanção da lei ocorre após a aprovação da iniciativa pelos vereadores na Câmara Municipal.

Para o prefeito José Sarto, o concurso, que prevê a contratação de 2.000 professores, além de assegurar a contratação de profissionais qualificados, também acompanha uma série de ações de valorização da educação da Capital.

“O concurso prevê a contratação de 2.000 profissionais que atuarão na Rede Municipal de Ensino. Além de prever a maior quantidade de vagas já ofertadas para esta categoria, este concurso acompanha a expansão da Rede de Ensino Integral e outras ações de qualificação, como o reajuste salarial dos professores, o programa Professores sem Fronteiras e o financiamento de bolsas de mestrado e doutorado”, destacou Sarto.

A expectativa é de que a publicação do edital ocorra até o fim deste mês de maio, com a realização das provas em agosto. De acordo com os trâmites do certame, a homologação do resultado final e a convocação dos aprovados deverão ocorrer em dezembro deste ano, possibilitando a incorporação dos profissionais à Rede Municipal no início do ano letivo de 2023. Este será o concurso com a maior oferta de vagas da história da capital cearense.

A titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, celebrou a sanção de criação de vagas e apontou que a gestão municipal cumpre mais um compromisso com a valorização do magistério ao promover a realização do concurso.

“O prefeito Sarto, com a sanção da lei que garante a criação das vagas, cumpre mais um compromisso com a educação. Este concurso cumpre um papel muito importante que é atrair profissionais mais qualificados, que ficaram conosco de forma permanente, e também atender a expansão da nossa rede de ensino, que conta com novos Centros de Educação Infantil e Escolas de Tempo Integral”.

Valorização

A realização do concurso público para professores da Rede Municipal é mais uma das ações de valorização do magistério realizadas pela gestão municipal. Entre outros benefícios, é válido ressaltar que, no último mês de fevereiro, o prefeito sancionou a lei que estabelece o novo piso do Magistério, garantindo um reajuste total de 33,24% no salário dos professores da rede municipal de ensino. Fortaleza foi uma das primeiras capitais a assegurar a porcentagem anunciada pelo Governo Federal.

Além do reajuste, reforçando que área da Educação é uma prioridade, a gestão do prefeito Sarto vem assegurando direitos e garantindo benefícios aos profissionais do magistério, a exemplo do pagamento da pecúnia, progressão na carreira, pagamento de anuênios, incorporações, redução de carga horária, entrega de chromebooks, além do incentivo aos estudos de pós-graduação, por meio da criação de programas direcionados ao mestrado, doutorado e intercâmbio internacional.