quarta-feira, 4 de maio de 2022

Sancionada lei em que Governo do Ceará cede hospital polo para o município de Sobral

Foi sancionada, na manhã desta terça-feira (3), pela governadora do Ceará, Izolda Cela, a sanção da Lei Estadual de cessão do edifício do Hospital Municipal Dr. Estevam Ponte para a Prefeitura de Sobral, que fica responsável pela renovação e gestão do equipamento. Esta passa a ser a primeira unidade hospitalar do município que é referência da Região Norte, beneficiando não só os mais de 200 mil sobralenses, mas também a população de cidades vizinhas.

Participaram do ato da sanção, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, e o senador Cid Gomes. “É um equipamento que passa a ser municipal, para bem servir à população de Sobral e da Região Norte com atendimento de cirurgias eletivas de média complexidade e também maternidade, UTI, enfermarias clínicas e psiquiatria, um serviço importantíssimo de saúde mental para as pessoas”, destacou a governadora.

O Governo do Ceará investiu quase R$ 10 milhões para adquirir o hospital, por processo de desapropriação, e cedê-lo à Sobral. “É uma alegria estar realizando esse sonho da nossa população, que foi um compromisso nosso. Anteriormente, eu consultei o ex-governador Camilo Santana e a governadora Izolda para saber se poderia fazer essa promessa. Eles disseram que sim e hoje estamos materializando essa intenção, através dessa lei a cessão do Hospital Dr. Estevam Ponte”, relembra o prefeito Ivo Gomes.

Em contrapartida, o município de Sobral, além de ser responsável pela gestão da unidade, vai investir cerca de R$ 10 milhões para reforma, manutenção e equipamentos. “Sobral terá um novo hospital, renovado e remodelado, que vai ajudar na prestação do serviço da saúde pública a população da região. Esse investimento também será para cumprirmos a promessa de zerar a fila de cirurgias”, destacou o senador Cid Gomes.

Regionalização

Segundo o secretário Marcos Gadelha, a cessão do Hospital Dr. Estevam Ponte é um momento importante, porque significa mais um avanço no processo de regionalização e descentralização da Saúde, que consiste em garantir os serviços de saúde com mais qualidade para os municípios cearenses em tempo oportuno. “Esse processo foi articulado pelo Governo e pela Sesa. Será mais um ponto de atenção na nossa Rede, que dá acesso à população, inclusive referenciada de outros municípios, pois essa unidade já recebe incentivo da política hospitalar da Sesa para ser hospital polo e de referência na Região”.

Izolda Cela finalizou a cerimônia ressaltando os compromissos do Governo do Ceará . “Vamos enfrentar o desafio da saúde, que ainda é grande, mas temos a descentralização para chegar mais perto do cidadão e com mais qualidade. Vamos seguir qualificando esse processo e fazer a Rede que existe ser melhor ainda. Com certeza esse hospital representa um importante ganho para a população de Sobral e da Região”.