quinta-feira, 12 de maio de 2022

Ricardo Cavalcante e secretário das Cidades firmam parceria para promover capacitações a mais de 5 mil mutuários do Programa Minha Casa Minha Vida

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, o Secretário das Cidades, Marcos Cals, e Paulo André Holanda, Diretor do SENAI-CE e Superintendente do SESI-CE, assinaram parceria para promover cursos de qualificação aos mutuários beneficiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, na tarde desta quarta-feira (11/05), na Casa da Indústria. Ao todo, serão mais de 5 mil pessoas que receberão formações sociais e profissionais, através do SENAI-CE. 
“Ficamos muito felizes em contribuir, juntamente com o Secretário das Cidades, na formação de pessoas do projeto Minha Casa Minha Vida. Nada melhor do que, junto a uma casa nova, receber novas oportunidades de conhecimento e capacitações que podem transformar vidas”, declarou Ricardo Cavalcante, agradecendo ao Secretário pela confiança dada aos serviços do SENAI-CE.

São diversos cursos, capacitações, oficinas e seminários nas áreas da qualificação profissional, pessoal e social, que serão desenvolvidas pelo SENAI-CE, como atentou Marcos Cals. “ Essa parceria estratégica acontece pela expertise do SENAI-CE na área do trabalho técnico social, com resultados positivos em Juazeiro do Norte e em Sobral. Em Fortaleza, priorizamos essa parceria pelo conhecimento do bom trabalho realizado”, declarou o Secretário das Cidades.

A realização do trabalho técnico social do SENAI-CE contemplará as famílias dos Residenciais José Lino da Silveira II, José Lino da Silveira III, Ana Facó, Cidade Jardim I (módulo I) e Cidade Jardim I (Módulo II), dentro do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. 

Cursos, capacitações e ações sociais promovidas pelo SENAI-CE na ação

Entre os cursos  profissionais ofertados aos mutuários, estão os de Eletricidade Básica, Fabricação de Salgados, Informática, Instalações Hidráulicas,  Modelagem em Moda Feminina, Confeiteiro, Corte e Costura em Lingerie , Fabricação de Salgados, Manicure, Maquiador, Gesseiro, Manutenção de Máquinas de Lavar, Penteado Profissional, entre outros.

Serão realizados, ainda, campanha de higiene bucal com crianças, de prevenção e combate à dengue, chicungunya e zika,  ciclo de oficinas abordando a auto estima da mulher chefe de família, direitos da mulher, planejamento familiar e saúde da mulher,  capacitação teórica e prática sobre organização e planejamento do orçamento familiar, racionalização dos gastos com a moradia, utilização e preservação dos recursos naturais, capacitação do síndico e conselho fiscal, aulas de zumba, escolinha de futebol, entre diversas outras ações.