terça-feira, 3 de maio de 2022

Ricardo Cavalcante e Prefeito de Fortaleza entregam certificados aos alunos do programa Fortaleza +Futuro

Nesta segunda-feira (02/05), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o Prefeito de Fortaleza,  José Sarto,   entregaram 166 certificados aos estudantes concludentes de diversos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CE) e tem como objetivo promover oportunidades a fortalezenses através de cursos de capacitação profissional.


Estiveram presentes no evento, o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique; o Chefe de Gabinete do Prefeito de Fortaleza, Renato Borges; o Secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza e o Secretário-Executivo, Rodrigo Nogueira e Erick Vasconcelos; Coronel Holanda, Secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza; o Vereador de Fortaleza, Léo Couto;  Ângelo Márcio, Diretor da FIEC e Presidente do Sindpan; Daniel Gomes, Presidente do Sindconfecções; Paulo Alexandre, Presidente do Sindroupas; o Diretor do SENAI-CE e Superintendente do SESI-CE, Paulo André Holanda; Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará; Karina Frota, Gerente do CIN; e Sérgio Lopes, Superintendente das Relações Institucionais da FIEC;.

“Essa parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o SENAI-CE possibilita a inclusão. Os estudantes que hoje recebem os certificados terão a chance de mudarem suas vidas, seja através do acesso a um emprego, ou se tornando microempresários. Tudo começa com a qualificação de excelência, que cria oportunidades”, declarou Ricardo Cavalcante, que colocou o Sistema S à disposição para aqueles que querem ter suas vidas transformadas através do conhecimento.


Já o Prefeito de Fortaleza, José Sarto, lembrou que a ação permitirá a fortalezenses acesso ao mercado de trabalho. "Esse é um programa muito importante, sobretudo nesse período extremamente angustiante de crise econômica e financeira. As pessoas têm oportunidade de aprender e de se qualificarem em várias áreas como o comércio, confecção, tecnologia da informação. Áreas que vão depender da vocação dos inscritos. Então, qualificação é uma das pilastras dos nossos programas sociais", disse.

O Programa Fortaleza + Futuro oferece 41 cursos profissionalizantes de graça para 6.265 jovens acima de 16 anos. São profissionais como o Lucas, de 18 anos, que se formou no curso de Excel e que já pode trabalhar no setor administrativo de alguma empresa, como apontou o Diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda. "É uma demanda dos industriais de mão de obra qualificada. O Prefeito Sarto, com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, captaram todas essas informações conosco e contrataram o SENAI para capacitar todos os jovens", disse.


Os cursos também podem ser ministrados na modalidade EAD (Ensino a Distância) e têm carga horária que varia de 16h/a a 160h/a. "Fizemos esse convênio que é o maior na história de Fortaleza. Vamos qualificar mais de 6 mil profissionais e recebemos mais de 13 mil inscritos. Temos, então, obrigação de capacitar todos”, contou o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Fortaleza, Rodrigo Nogueira. Rodrigo avaliou estudar a possibilidade de disponibilizar transporte gratuito para as próximas edições do Programa.

É uma parceria que pode dar ainda mais resultados positivos, disse o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Antônio Henrique: “Eu sempre tenho dito que ninguém constrói nada sozinho, e administrar uma cidade como Fortaleza é necessário que haja parcerias em várias mãos. A Câmara Municipal tem o seu papel de fiscalizar, de cobrar e também de reconhecer o trabalho que está sendo realizado”, concluiu.