quarta-feira, 4 de maio de 2022

Prefeitura de Fortaleza assina termo de cooperação com o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio)


A Prefeitura de Fortaleza assinou, nesta terça-feira (03/05), termo de cooperação com o Governo do Estado do Ceará para a execução do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). O PReVio tem por objetivo combinar ações de inteligência policial e segurança pública qualificada com iniciativas de prevenção de comportamentos violentos e de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários.

Durante a assinatura do termo de cooperação, o prefeito Sarto reforçou que o PReVio é uma iniciativa fundamental para enfrentar a violência não apenas de forma repressiva, mas por meio de ações e políticas públicas inclusivas.

“Esse programa é essencial para combater a criminalidade, promovendo atividades preventivas e ações de inclusão social. Em Fortaleza, nossos esforços no programa serão direcionados principalmente para as áreas de juventude e educação, visando diminuir a evasão escolar e proporcionando oportunidades para que o jovem não seja algo da violência”, comentou Sarto.

Com investimento de R$ 350 milhões, o PReVio é uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico e irá impactar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+ das dez cidades cearenses mais populosas. Além de Fortaleza, serão atendidos os municípios de Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Iguatu, Itapipoca, Maranguape, Quixadá, Crato e Sobral.

O PReVio é coordenado pela Vice-Governadoria do Ceará, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social(SSPDS), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania,Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria de Educação (Seduc) e Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).

Com a iniciativa, Estado e municípios pretendem integrar diversas políticas públicas e projetos sociais de prevenção à violência como o Virando o Jogo, o Cidade Viva, o Jovens Mães (Projema) e o Empodera.