terça-feira, 10 de maio de 2022

Prefeito Sarto assina ordem de serviço para requalificação de quatro escolas municipais


O prefeito José Sarto assinou, nesta segunda-feira (09/05), ordem de serviço para a requalificação de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino. Serão contempladas as escolas municipais Moreira da Rocha, na Lagoa Redonda; Almerinda de Albuquerque, no São João do Tauape; Sebastião de Abreu, no Bom Jardim, e Frei Tito de Alencar, na Praia do Futuro.

As requalificações, executadas pela Prefeitura de Fortaleza por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), receberão investimento de R$ 5.777.573,36.

As obras fazem parte do pacote de requalificação das unidades escolares, que prevê reestruturar 200 escolas até 2024, com investimento de R$ 60 milhões. No ato de assinatura, Sarto esclareceu que o pacote de requalificações visa fornecer melhorias na infraestrutura escolar, conferindo maior conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores, funcionários e comunidade escolar em geral.

“Essas reformas vão além da pintura, manutenção e cuidados preventivos com as escolas. Nós queremos proporcionar espaços novos para os estudantes e para o corpo docente, dando mais infraestrutura. Então, além de reformar o que já existe, vamos até construir novos ambientes. Tenho certeza de que pais, professores, gestores e alunos ficarão muito felizes com nosso trabalho”, enfatizou o prefeito.

As obras de requalificação, de forma geral, contemplam execução de drenagem, revisão de coberta, pintura em geral, recuperação de revestimentos e pisos, requalificação de ambientes, além de construção de novos espaços e reforma de cozinha, de salas de aula, administrativas, de banheiros e fachadas, entre outros.

O secretário municipal de infraestrutura, Samuel Dias, apontou que as requalificações deverão ser feitas levando em consideração as características e demandas específicas de cada escola. O secretário usou como exemplo a Escola Municipal Frei Tito de Alencar, onde foi assinada a ordem de serviço.

“Estas reformas escolares receberão projetos adequados às condições específicas de cada local. A Frei Tito, por estar muito próxima do mar, sofre bastante com a maresia. Sendo assim, uma das coisas que iremos fazer nessa escola é trocar as estruturas de aço da quadra poliesportiva por alumínio, tornando-a mais resistentes à corrosão", expôs Samuel Dias.

Dalila Saldanha, titular da SME, apontou que fornecer estruturas adequadas é fundamental para o ensino e desenvolvimento infantil. De acordo com a secretária, o planejamento da estrutura física não deve ser desassociado do projeto pedagógico.

“A estrutura física dialoga com o projeto pedagógico, dando melhores condições para o ensino, atendimento da comunidade local e valorizando os profissionais da educação que trabalham nas escolas. Estas reformas, além do conforto, visam também trazer maior seguranças para todos que utilizam esses aparelhos”, comentou a secretária

O pacote de requalificação das unidades escolares já contemplou 39 equipamentos da capital, e outros 42 estão com obras em andamento.