segunda-feira, 2 de maio de 2022

O furacão Evandro Leitão


Em 2010, Evandro Leitão fez sua transição de dirigente de futebol para entrar no jogo político. Como cartola, tirou o time do Ceará da falência e o entregou após vencer seis campeonatos estaduais e conquistar vaga na Série A do Brasileirão. Atualmente, o deputado preside o Conselho Superior do clube. 

O Ceará passou, inclusive, a possuir patrimônio um Centro de Treinamento. De dirigente do Ceará, Evandro passou a secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, onde ensinou e aprendeu. Deixou o cargo para vencer sua primeira eleição de deputado estadual, com surpreendentes 71 mil votos. 

O segundo mandato surge com mais vigor político. Foram cerca de 82 mil votos. Vem a liderança de governo e, em seguida, Evandro é escolhido 1º secretário da Assembléia. O cargo a ser ocupado era a presidência, que só veio dois anos depois. Abriu para Sarto se tornar presidente e, depois, prefeito. Tudo isso efeito da aproximação política e amizade com Camilo Santana. Evandro conquistou, em seguida, a proximidade definitiva com Cid, Ciro e Roberto Cláudio, pessoas que confessa admirar pelo respeito a opiniões, pensamento e ações. “Somos unidos, através de um projeto respaldado pela sociedade cearense”, fala Evandro, com orgulho.

No cargo de presidente da Assembléia, ele conseguiu um feito: entrou para o seleto clube dos quatro pré-candidatos ao governo do Ceará pelo PDT. Ou seja, está em uma lista que o levará ao governo ou outros projetos ambiciosos do partido. “Todos nós recebemos missões para um projeto, não temos preferências, apesar de simpáticos a um nome ou outro”, pontua, como leal ao que está posto. 

O furacão Evandro Leitão está fechando 12 anos na política. Sua carreira meteórica é justificada pelo seu talento como gestor e hábil político, que não perdeu suas maiores características: ser simples e popular, como um ídolo do futebol. “Tudo na minha vida aconteceu de forma surpreendente, não sei o que Deus reservou para mim amanhã, vou seguir trabalhando, junto com todos os que querem o melhor para o Ceará”, explica, sempre, ao responder sobre o futuro.