quinta-feira, 12 de maio de 2022

Luciano Maia lança novos sonetos, na manhã do próximo dia 31, no Ideal Clube

Dunas – (A.C.L., 400 p. ilustrado). Reunião de 355 sonetos, escritos ao longo de vários livros do autor, a partir de 1972 até este ano de 2022, em que se publicam sonetos inéditos. Luciano Maia é um cultor do soneto, forma surgida no século XIII na Sicília e difundida em todo o planeta, inclusive em países de culturas milenares como a Índia e o Japão. Dunas abrange as temáticas mais variadas. O livro tem prefácio de Jorge Tufic e apresentação do acadêmico Batista de Lima.

Odisseia do Soneto – (A.C.L., 313 p. ilustrado). Este livro é uma homenagem e dois poetas cearenses – Francisco Carvalho e Jorge Tufic, este nascido no Acre – em virtude de suas superlativas criações em sonetos, sendo apontados ambos os poetas como dois dos maiores sonetistas brasileiros de todos os tempos. Odisseia do Soneto traz, em tradução de Luciano Maia, os primeiros sonetos escritos, passando por Dante, Petrarca, Baudelaire e muitos outros, até chegar a sonetistas em nossa língua, como Camões, Bocage, Bilac, Vinicius, Drummond e outros poetas brasileiros.

Eminescu: poeta das distâncias estelares – (A.C.L., 392 p. ilustrado). O poeta nacional romeno é considerado um dos mais fecundos e profícuos poetas do século XIX europeu. Eminescu foi um criador de gênio, alcançando alturas desmedidas em sua escritura poética. Este poeta tinha como obsessão a insaciável sede de Absoluto. O autor do livro o compara a Castro Alves, em face das inúmeras semelhanças entre os dois poetas, desde a temática, predominantemente estelar, cósmica, até detalhes da vida pessoal destes dois poetas. Eminescu é considerado o luzeiro da literatura romena.