sábado, 28 de maio de 2022

HRSC faz a segunda captação de órgãos múltiplos do ano

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, realizou, nesta sexta-feira (27), a segunda captação de múltiplos órgãos de 2022. Foram recolhidos do doador os rins e o fígado. “Com esta doação, três vidas podem ser salvas”, avalia Shérida Braga, secretária da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). A primeira captação do gênero ocorreu no dia 26 de fevereiro

Além da CIHDOTT, o procedimento envolveu profissionais das equipes do Centro Cirúrgico Geral (CCG) e da Central Estadual de Transplantes (CET) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Segundo Braga, a maior dificuldade na doação de órgãos está na aceitação da família. “Na maioria dos casos, a família não aceita, por uma questão cultural mesmo”, justifica a enfermeira.

Para o diretor de Processos Assistenciais do hospital, Leonardo Miranda, que preside a CIHDOTT, o trabalho da Comissão em parceria com a CET é fundamental para a agilidade desse processo. “É muito significativo o ato de quem doa e, em respeito ao doador e seus familiares, o HRSC tem o compromisso de agir com celeridade para salvar uma ou mais vidas por meio da solidariedade de tantos envolvidos”.

Fluxo

As doações de órgãos e tecidos são captadas pela Central de Transplantes do Ceará. Uma equipe é acionada em Fortaleza depois que a família é entrevistada e aceita realizar a doação. Enquanto isso, a CIHDOTT, que é composta por uma equipe multidisciplinar, organiza, no âmbito da unidade, as rotinas e os protocolos que possibilitam o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.