terça-feira, 31 de maio de 2022

Caucaia: profissionais da Saúde recebem formação para identificação de violência sexual contra crianças e adolescentes


Como atividades programadas para o Maio Laranja, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS) promoveu, nos dias 26 e 27 de maio, uma formação para agentes comunitários de saúde (ACS) e para a equipe multiprofissional das unidades de saúde, sobre a identificação de violência sexual em crianças e adolescentes.

A ação foi uma parceria entre o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e a Atenção Primária em Saúde da SMS, e contou com 60 colaboradores.

Guanacy Dias, enfermeiro e coordenador do NEPS, destaca a importância da ação. “Essa formação é de extrema relevância, pois esclarece os fluxos que os profissionais de saúde devem executar ao identificar casos suspeitos de violência sexual em crianças e adolescentes”, afirma. 

Durante o encontro, que também contou com a participação do Conselho Tutelar, os profissionais puderam tirar dúvidas, tais como identificar e fornecer um direcionamento correto em casos suspeitos. 

Como denunciar

O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, basta discar 100.

Sobre o Maio Laranja

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune. A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.