segunda-feira, 30 de maio de 2022

Câmara realiza aula magna da Escola do Parlamento, nesta segunda-feira, 30

Fachada do auditório - Foto: Érika FonsecaCom o objetivo de aprimorar o trabalho realizado no Legislativo, a Câmara Municipal de Fortaleza lança a Escola do Parlamento nesta segunda-feira, 30, no Auditório Ademar Arruda, às 10 horas. O momento contará com aula magna ministrada pelo ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT-Ceará), sobre “A importância do Parlamento para a democracia”. O evento tem como público-alvo vereadores, assessores e servidores públicos. 

A Escola do Parlamento foi criada com a finalidade de ofertar cursos e treinamentos aos vereadores, assessores e servidores da Câmara Municipal de Fortaleza, visando estimular a capacitação e qualificação daqueles que compõem a Casa do Povo e de aprimorar a prestação do serviço público para a população. 

“Essa instituição é fundamental para garantir que as políticas públicas sejam implementadas de forma efetiva para o cidadão. A Escola do Parlamento terá a função principal de estimular e das condições para o aperfeiçoamento técnico e educacional dos nossos servidores, estimulando a pesquisa acadêmica, a qualificação profissional e o intercâmbio com outros parlamentos e o que há de mais atual nas diversas áreas que atravessam o trabalho legislativo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT).

A coordenadora da Escola do Parlamento, Raquel Timbó, destaca a importância do projeto para aprimorar as atividades realizadas na Casa do Povo e como a capacitação é um processo fundamental na melhoria dos serviços prestados à população. “A Escola visa estimular todos aqueles que compõem o Parlamento Municipal de Fortaleza a aprimorarem os seus conhecimentos, visando não só o engrandecimento profissional, mas o enriquecimento e fortalecimento do Poder Público”.

Segundo Raquel Timbó, a proposta é que a Escola do Parlamento amplie as atividades, contemplando qualquer cidadão que tenha interesse em participar das capacitações. “A Escola almeja formar cidadãos com consciência da importância da educação, da cidadania e da política em uma sociedade. Essa consciência deve ser criada e fortalecida para ser utilizada pelo vereador na propositura de um projeto de lei; pelo assessor na elaboração de trabalhos técnicos; pelo cidadão no exercício de seus direitos; ou seja, a Escola planeja aproximar o cidadão do Parlamento para que ele entenda como funciona o Poder Legislativo e este, estando mais próximo dos anseios da população, possa prestar um melhor serviço”, pontuou.

Os cursos e treinamentos iniciarão no segundo semestre de 2022 e envolverão diversas temáticas relacionadas não só com o Poder Legislativo, mas sobre assuntos de interesse da sociedade, tais como: Previdência Social, Redação Legislativa, Oratória, dentre outros.