sexta-feira, 20 de maio de 2022

Assembleia Legislativa é iluminada em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública


A fachada do Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na avenida Desembargador Moreira, está iluminada de verde em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado oficialmente em 19 de maio. A iluminação foi inserida na última segunda-feira (16/5) permanece até esta sexta-feira, 20 de maio.

"Importante destacar a relevância dos serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado do Ceará para a população que mais precisa. Essa instituição tão valorosa tem uma parceria forte com o Poder Legislativo, na prestação de serviços como o Escritório Frei Tito de Alencar e Procuradoria Especial da Mulher, entre outras iniciativas pontuais e muito relevantes. Parabéns a todos os defensores pelo seu dia. E que possamos cada vez mais fortalecer essa parceria que só traz benefícios para a população", destaca o presidente da Assembleia Evandro Leitão.

No dia 27 de abril a Assembleia Legislativa  promoveu sessão solene em homenagem aos 25 anos da Defensoria Pública do Ceará e entrega do título de cidadã cearense à defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas. No dia seguinte, 28 de abril, Defensoria Pública realizou seminário em comemoração e sessão de outorga da Medalha do Mérito Defensorial José Euclides Ferreira Gomes Júnior ao presidente Evandro Leitão.

Comemorada desde 1983, a data homenageia os profissionais do direito que se dedicam a prestar assistência jurídica – integral e gratuita – aos cidadãos que não possuem recursos financeiros suficientes para pagar pelos serviços de um advogado particular. Em 2002, a Lei 10.448 oficializou a data como o Dia Nacional da Defensoria Pública.

O dia 19 de maio foi escolhido para homenagear essa categoria por ser a data do falecimento de Santo Ivo (Ivo Hélory de Kermartín), em 1303, na França. Considerado o patrono dos advogados, ele atuou como defensor dos pobres, órfãos e viúvas. Santo Ivo foi doutor em Teologia, Direito, Letras e Filosofia.