sábado, 7 de maio de 2022

Administrador diocesano de Quixadá, Francisco Otaviano terá encontro com o papa Francisco no Vaticano

O padre e administrador da Diocese de Quixadá, Francisco Otaviano, vai ter um encontro com o papa Francisco, maior líder da nação católica no Planeta, ainda neste mês de maio. O encontro deve ocorrer no Vaticano, junto a bispos de todo o Ceará e foi confirmado pela Diocese.

O encontro faz parte de uma agenda instituída pelo próprio Vaticano com bispos de todo o País, chamada de Visita Ad Limina. Como o cargo em Quixadá está vacante, desde a renúncia do então bispo diocesano Dom Ângelo Pignoli, Francisco Otaviano participa do encontro como administrador da Diocese, cargo pelo qual foi eleito pelo colégio de consultores.

Além da Diocese de Quixadá bispos das oito dioceses cearenses além da Arquidiocese de Fortaleza participam do encontro. A agenda com bispos em Roma começou nesta sexta-feira (6) e segue até o próximo dia 16 de maio, mas o encontro com o papa Francisco estaria marcado para o próximo dia 12 de maio. A última vez que bispos cearenses participaram de uma Ad Limina foi em 2009, quando o papa ainda era Bento XVI.

O que é a Ad Limina?

Segundo os preceitos católicos a Visita Ad Limina representa expressa a comunhão entre a Igreja Universal, presidida pelo sucessor do Apóstolo Pedro, o Papa, e a Igrejas locais (dioceses), presididas pelos sucessores dos Apóstolos, os bispos. Dividida em três momentos, o ponto alto da Visita é quando os bispos apresenta ao papa um relatório sobre as questões que envolvem suas dioceses e escutam do Sumo Pontífice os conselhos para contornar situações adversas.

A programação da Visita se desenvolve em três momentos fundamentais. No primeiro os bispos visitam os túmulos onde, segundo a tradição católica, estariam sepultados os apóstolos de Jesus Cristo, São Pedro e São Paulo. O segundo momento é o encontro particular que cada bispo tem com o papa. O terceiro compromisso é o contato com os Dicastérios da Cúria Romana. Dicastérios são os órgãos responsáveis pela gestão Igreja em Roma. A visita  permite aos bispos conhecerem melhor a estrutura organizativa da Igreja e recebem orientações pastorais e administravas para as dioceses que dirigem.

Padre Francisco Otaviano não comentou sobre a viagem ao Vaticano em suas redes sociais. A Diocese de Quixadá pediu que os fieis rezem “nesses dias pelo bom êxito dessa viagem, como também pelo Santo Padre, o papa Francisco, para que com firmeza continue confirmando seus irmãos na fé”. Na tarde desta sexta-feira (06), quando esta reportagem foi fechada, nossa equipe tentou falar com o padre mas as ligações completavam. O espaço estará aberto para uma versão do religioso caso ele queira falar.