sexta-feira, 29 de abril de 2022

TV Assembleia estreia programa pioneiro protagonizado por cegos


A TV Assembleia (canal 31.1) estreia, neste domingo (01/05), às 7h45, o programa Ponto Cego, com apresentação e reportagem de voluntários atendidos pelo Instituto dos Cegos do Ceará. A iniciativa foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão.

Segundo Evandro, a novidade vai ao encontro da missão assumida por sua gestão de aproximar o Parlamento da sociedade cearense, promovendo a inclusão social e o diálogo com a população. O parlamentar destacou a ação como "inovadora e pioneira", uma vez que todos que fazem parte do programa são pessoas com deficiência visual.

"Esse programa abordará o cotidiano dos cegos, destacando suas rotinas como cidadãos produtivos e integrados na sociedade. Será também promovido o diálogo dessas pessoas com autoridades e gestores públicos, para que possam colocar questões relevantes em pauta", assinalou.

Inclusão social

O diretor da TV Assembleia, Arnaldo Santos, explicou que o novo programa se volta para a cidadania inclusiva – linha editorial definida pelo coordenador de Comunicação da Casa, Daniel Sampaio.

"Os cegos, além dos problemas inerentes que enfrentam pela própria deficiência, também enfrentam o preconceito e a exclusão social, e nós resolvemos jogar luzes sobre essa escuridão, por isso o conceito do programa é ‘Ponto Cego: existe vida para além da escuridão’. O mais desafiador e o mais empolgante é que é um programa feito por eles: o apresentador e os repórteres são todos cegos. Nós só fazemos a produção, a direção e veiculamos", explicou.

O programa Ponto Cego será exibido quinzenalmente aos domingos, às 7h45, com reprises duas vezes por semana, em horários alternativos.