sábado, 23 de abril de 2022

Tabuleiro do Norte: Centro Integrado de Saúde para os caminhoneiros é iniciativa inovadora da gestão pública no Ceará


Tabuleiro do Norte, cidade de 32 mil habitantes, estima que possua cerca de 1.500 caminhoneiro. É conhecida como a "terra dos caminhoneiros". 

Com a importância da classe para o município e, também, para o Brasil, o prefeito, Rildson Vasconcelos, junto com o secretário de Saúde, Charles Campelo e sua equipe, resolveram criar um equipamento permanente, para atendimento exclusivo dos caminhoneiros. 

Tudo por meio dos serviços de atendimento médico, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, psicologo, dentista, auxiliar de serviço bucal, exames laboratoriais, ecocardiograma, raio-x e espirometria no local, onde é avaliada sua condição pulmonar. 

Preocupados com a saúde dos caminhoneiros, em 90 atendimentos iniciais, foi constatado que quase 30% tem pressão alta, alterada e nenhum deles tinha ido a uma unidade de saúde. 

Foram detectados, em grande maioria, risco cardiovascular, com presença de obesidade, sedentarismo, has, dm, stress, depressão, má alimentação e uso de estimulantes. 

Também, foi lançada a caderneta do caminhoneiro, para que o profissional apresente seus dados atualizados em caso de necessidade. 

A equipe da saúde de Tabuleiro do Norte, também, irá realizar testagem para hepatite B, sífilis e HIV, e monitorar o quadro vacinal, para colocar em dia todas as vacinas atrasadas. 

Tabuleiro parte na frente para cuidar da saúde de quem transporta o Brasil nas costas.