quinta-feira, 7 de abril de 2022

Sarto visita comunidade do Saporé e anuncia medidas de auxílio à população atingida pelas chuvas


O prefeito José Sarto acompanhou, na manhã desta quinta-feira (07/04), os trabalhos do Comitê Municipal da Quadra Chuvosa na comunidade do Saporé (Varjota), às margens do Riacho Maceió. Sarto conversou com moradores e assegurou a entrega de kits assistenciais para as famílias atingidas pelas intensas chuvas e enfatizou o esforço da Prefeitura de Fortaleza de sensibilização sobre a desocupação dessa área de risco, oferecendo aluguel social e indenização.

Ao longo da manhã, o Comitê Municipal da Quadra Chuvosa realizou podas de árvores; limpeza do riacho Maceió; visitas porta a porta para averiguar a situação das casas atingidas pelas chuvas; e cadastramento de famílias para recebimento dos kits assistenciais, compostos por cesta básica, duas redes, duas mantas e duas lonas.

Sarto afirmou que a Prefeitura está em constante diálogo com as populações em áreas de risco e frisou que, além das medidas assistenciais, já estão sendo realizadas e planejadas obras de requalificação ao longo do Riacho Maceió.

“Estamos aqui hoje para dialogar com a comunidade e fazer um trabalho de sensibilização. Estamos oferecendo aluguel social e indenização para essas famílias saírem dessa área crítica. Essa é uma área bem afetada pelas chuvas, está na margem do rio. Então temos que fazer uma intervenção com a retirada das pessoas, de forma qualificada, estudada e discutida com a comunidade”, informou o prefeito.

O prefeito José Sarto ressaltou que, atualmente, são executadas obras do Parque do Riacho Maceió, entre as ruas Dr. Alisio Mamede e Dr. José Lima, trecho que deve ser concluído e inaugurado neste semestre. “O projeto do Parque do Riacho Maceió está bem adiantado. Vamos entregar neste semestre. Com a desocupação dessa área onde estão as moradias irregulares, podemos ampliar o parque, integrando ao Parque Bisão, na avenida Beira-Mar. Já temos recursos para isso”, comentou.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), coronel Eduardo Holanda, nesta quinta-feira (07/04), foram realizadas ações em caráter emergencial, em decorrência das chuvas intensas da noite anterior.

“Com a precipitação, algumas árvores caíram e entupiram o canal por onde o rio passa, então a situação foi agravada. Por isso, hoje, além das podas e dos serviços assistenciais, também nos esforçamos para identificar outras árvores que estão com perigo iminente de queda”, relatou.

O secretário municipal de infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, enfatizou que as obras de requalificação são essenciais para solução do problema de alagamentos, uma vez que a comunidade está firmada às margens do Riacho Maceió.

“Essa ocupação do Saporé está localizada dentro da calha do rio, sendo assim, todos os anos temos esse problema. A ideia da Prefeitura aqui, além de prestar a assistência básica, é sensibilizar a população sobre a necessidade de desocupação dessa área, que será feita através de indenização, aluguel social ou outras medidas com ajuda do poder público”, comentou o secretário.

A comunidade do Saporé está inserida no Parque Linear do Riacho Maceió pertence ao Sistema Municipal de Áreas Verdes. O Parque conta com uma área de aproximadamente 82 mil m², sendo delimitado por seis polígonos de Zonas de Preservação Ambiental.