sábado, 2 de abril de 2022

Ricardo Cavalcante e Jaime Bellicanta anunciam data de lançamento do núcleo ESG FIEC

Nesta sexta-feira (01/04), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, acompanhado do Vice-Presidente da instituição, Jaime Bellicanta, anunciou a data de lançamento do Núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) da FIEC, que acontecerá no dia 19/04, às 18h30, na Casa da Indústria. A ação aconteceu durante reunião do grupo gestor responsável pelo novo serviço à Indústria e contou ainda com a participação do 1° Presidente da FIEC, Carlos Prado; e de Alcileia Sena de Farias, Coordenador do Núcleo ESG da FIEC.

PROGRAMA ESG-FIEC

O Programa ESG-FIEC, ao mesmo tempo que tem por foco fornecer ao mercado uma avaliação e uma validação das práticas ESG das indústrias cearenses, objetiva guiá-las rumo à sustentabilidade, em alinhamento com as melhores práticas globais. O programa é composto não só de critérios e indicadores, mas também oferece às indústrias participantes apoio e orientação sobre como implementar as práticas ESG, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da competitividade da indústria cearense no mercado nacional e internacional.

O novo serviço da FIEC à indústria tem como referência organismos referenciados de âmbito internacional, como, por exemplo, o GRI, o SASB, o Sistema B, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, e outras relevantes diretrizes internacionais que contribuem para a criação de uma cultura empresarial voltada à segurança socioambiental e à justiça climática.

SELO ESG-FIEC E PREMIAÇÃO

Ao participar do programa, a empresa se credencia a receber o Selo ESG-FIEC, que simboliza o reconhecimento da Federação cearense, como uma indústria comprometida com o desenvolvimento sustentável em todas as suas relações econômicas, ecológicas e sociais. Além disso, anualmente, a instituição premiará as melhores práticas ESG do mercado. 
ESG

ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português), geralmente usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
O ESG busca minimizar os impactos dos processos empresariais no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas em seu entorno e manter os melhores processos de administração. Além disso, também pode ser usado para investimentos com critérios de sustentabilidade. Em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia.