sábado, 30 de abril de 2022

Prefeitura de Fortaleza inicia entrega de boxes para comerciantes da nova Feirinha da Beira-Mar neste sábado, 30


A Prefeitura de Fortaleza inicia, neste sábado (30/04), a entrega das chaves dos boxes que compõem a nova Feirinha da Beira-Mar. Ao todo, 650 permissionários serão contemplados com a entrega das chaves de acesso, permissão de uso, coletes e crachás. A partir deste final de semana, os comerciantes terão cerca de vinte dias para realizar a mudança para o seu local definitivo, quando o espaço poderá ser então aberto ao público.

A Feirinha da Beira-Mar é um dos principais atrativos turísticos da Cidade. O equipamento, que existe desde a década de 1980, desempenha importante papel para a economia da Capital. Conhecido como o maior mercado a céu aberto de Fortaleza, o local é um dos mais importantes atrativos turísticos da região.

E se ela representa lazer e compras para uns, para muitos outros ela é fonte de renda. Nessa perspectiva, o novo desenho do equipamento teve a sua capacidade expandida para abrigar até 707 permissionários, dando oportunidade para mais pessoas. Além disso, considerando que o turismo representa cerca de 30% da economia da Capital, a Prefeitura de Fortaleza também realizou capacitação gratuita sobre empreendedorismo com todos os permissionários contemplados com as chaves como forma de fomentar a sustentabilidade do negócio dos comerciantes que ali atuam. As aulas, realizadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SE), em parceria com a Regional 2, abordaram temas como gestão e transações financeiras, entre outros módulos que ajudam no desenvolvimento do negócio.

A Feirinha da Beira-Mar funciona de domingo a domingo, de 16h às 22h. O espaço atrai diariamente turistas e moradores, que se misturam democraticamente em meio aos boxes carregados de artigos postos à venda.

Equipamento

O projeto da nova Feirinha da Beira-Mar, executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), contempla a construção de 712 boxes padronizados, destinados a comercialização de produtos, à sede da Associação dos Feirantes de Artesanato da Beira-Mar (Asfabem), além de central para quadros de energia e caixas eletrônicos.

As unidades contam com piso em concreto, estrutura metálica com acabamentos em ACM perfurados, porta de rolar e sombreamento feito por meio de lonas tensionadas, que permitem o funcionamento da feirinha também durante o período da tarde, com todo o conforto e praticidade para que o turista prolongue sua permanência na orla e aproveite toda a diversidade que a região tem a oferecer.

São mais de 8 mil metros quadrados de área totalmente urbanizada e acessível, permitindo uma melhor acomodação dos comerciantes que, pela primeira vez, terão infraestrutura adequada para venda de seus produtos.

Serviço:

Entrega das chaves aos permissionários da Feirinha da Beira-Mar
Data: 30/04 (sábado)
Horário: 8h30
Local: Feirinha da Beira-Mar (altura do Náutico Atlético Cearense - Av. da Abolição, 2727 – Meireles)