terça-feira, 5 de abril de 2022

Prefeito José Sarto acompanha aulas do Programa Fortaleza + Futuro


O prefeito José Sarto visitou, nesta terça-feira (05/04), as primeiras turmas dos cursos profissionalizantes do Programa Fortaleza + Futuro. A ação é uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará).

Nessa primeira etapa, 270 pessoas serão qualificadas para o mercado de trabalho em cursos como: técnicas administrativas; excel básico; informática básica; doces regionais; salgados para festas; corte e costura feminino em malha. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), objetiva fomentar a geração de emprego e renda na cidade. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas pela plataforma Mais Futuro.

O Programa + Fortaleza oferece oportunidades de qualificação e capacitação profissional, proporcionando desenvolvimento econômico e social. O prefeito José Sarto ressalta que a parceria entre a Prefeitura e a Fiec na oferta dos cursos impacta positivamente na vida e no trabalho dos cidadãos de Fortaleza.

“Muitas vezes, as pessoas querem incrementar sua renda ou iniciar um negócio, e estes cursos oferecem as ferramentas para que elas possam se organizar e empreender. Elas precisam de um local apropriado de estudo, de capacitação e de recursos, e é isso que estamos oferecendo. Tenho certeza que essa parceria trará bons frutos para todos”, frisou Sarto.

Ao todo, estão sendo ofertadas, gratuitamente, 6.265 vagas para 41 cursos divididos em eixos como tecnologia, gastronomia, moda, meio ambiente, gestão e economia criativa. As capacitações são realizadas em turmas com modalidades presenciais (179) e EAD (44) e têm carga horária entre 16h/a e 160h/a.

Além da documentação (RG, CPF, comprovante de escolaridade e residência), é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido. Os cursos são destinados para moradores de Fortaleza a partir dos 16 anos.


Para o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, os cursos não se destacam apenas na área da qualificação do trabalho, mas também proporcionam melhorias gerais para a cidade de Fortaleza.

“Essas pessoas vão sair com um certificado e um conhecimento que, com certeza, irá mudar a vida delas. Estamos muito felizes em proporcionar esses cursos em parceria com a Prefeitura, pois é mais uma oportunidade de abrirmos as portas do nosso Sistema para a sociedade”, ressaltou.

Osenir Silva é cozinheira e vende pastéis, batata frita e os tradicionais pratinhos em sua casa. Para Osenir, o curso de salgados para festas é uma oportunidade de incrementar a renda e diversificar o cardápio que ela oferece. “Descobri o curso por meio de um grupo do meu bairro e, quando eu vi essa oportunidade, não pensei duas vezes, me inscrevi na hora. É uma chance de aumentar meus negócios”, comentou.

Everardo Batista, arquiteto de 55 anos, é um dos primeiros alunos da turma de Excel básico e afirmou que o curso possibilita oportunidades para jovens e adultos em qualquer fase da carreira. “É uma boa oportunidade. Tem muitas pessoas mais novas no curso, mas eu vim buscar uma reciclagem. É um momento em que todos precisam se preparar melhor para o mercado de trabalho”, argumentou.

As aulas dos cursos oferecidos pelo Programa Fortaleza + Futuro são ministradas nas unidades do Senai Ceará (Parangaba, Barra do Ceará e Jacarecanga) e, ao final do curso, os alunos receberão certificado.

Além da plataforma on-line, as inscrições podem ser realizadas na sede da SDE, nas unidades do Sine Municipal (Otávio Bonfim, Parquelândia e Siqueira) ou na Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico, que está atendendo na Areninha do Pirambu até o dia 20 de abril, sempre das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Os interessados também podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 222 3656 ou pelo e-mail maisfuturo@sde.fortaleza.ce.gov.br

Serviço
Inscrições para o Programa Fortaleza + Futuro
Local: Mais Futuro
Informações: 0800 222 3656 ou pelo e-mail maisfuturo@sde.fortaleza.ce.gov.br 

Pontos de apoio
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE)  - Rua Tibúrcio Cavalcante, 1233 - Aldeota
Sine Municipal 1 - Avenida Bezerra de Menezes, 459 - Otávio Bonfim
Sine Municipal 3 - Avenida Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândia
Sine Municipal 5 - Avenida Augusto dos Anjos, 2458 - Siqueira
Sine Municipal 6 - Rua Padre Pedro Alencar, 789 - Messejana
Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico - Areninha do Pirambu