sábado, 16 de abril de 2022

Porque Izolda escolheu Onélia Santana para coordenar toda a área social do seu governo


O governador Camilo Santana organizava agenda de inaugurações e de assinatura de ordens de serviço a uma semana de deixar o cargo, quando Izolda Cela o interrompeu e lhe fez o único pedido em sete anos e três meses de gestão e faltando seis dias para desincompatibilizações de secretários e deputados. Ela pediu a exoneração da secretária Socorro França. Camilo ouviu a explicação da vice-governadora, que estava há uma semana de assumir seu posto. O susto veio, mesmo após Camilo concordar: Izolda comunicou que tinha conversado com Onélia Santana para ocupar a função de Socorro França, mas ela teria dito que aceitaria, embora sem antes conversar com o marido. Ele era o governador que, no dia 2 de abril, não seria mais o dono da caneta. Izolda já tinha avisado a pessoas ligadas a ela, um mês antes, de que pretendia nomear Onélia não só secretária da área social, mas coordenadora de todos os programas sociais do seu governo. No encontro Regional do PDT, em Paracuru, perguntei a então vice-governadora sobre o convite e ela respondeu sorrindo: “Conversamos lá na frente”. Mas, não negou. No Teatro São José, onde ela colocou a Medalha Iracema no ex-governador Camilo Santana, voltei a perguntar e a governadora foi incisiva: “Será uma honra ter Onélia no meu governo”. 


O ambiente no teatro era de festa e confraternização. Onélia Santana, que estava presente ao evento onde o marido era homenageado, foi surpreendida com a minha pergunta sobre a sua posse como secretária da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). “Olá, Roberto Moreira, quanto tempo amigo. Vou te responder depois com exclusividade, com detalhes, prometo”, respondeu, sem confirmar, e foi para perto do ex-governador. Sua assessora disse: “Você já escreveu, várias vezes, que ela foi convidada e será a secretária de Proteção Social. Na manhã de quarta-feira, o chefe da Casa de Civil, Chagas Vieira, soltou uma nota, anunciando que Onélia Santana “foi convidada e aceitou assumir a Secretaria de Proteção Socoal, Justiça , Direitos Humanos. 

Em todas as oportunidades das quais participou de eventos onde Onélia Santana esteve presente, a governador Izolda Cela sempre ressaltou o trabalho da primeira-dama e, na sua posse no Abolição, foi enfática: “O futuro vai conhecer os grandes resultados da política social desenvolvida por essa grande mulher, Onélia Santana, dedicada, preparada e determinada”. Izolda só faltou complementar que Onélia seria sua principal assessora na área social do governo.