sábado, 30 de abril de 2022

O sertanejo internauta vai votar sabendo de tudo sobre os candidatos


No Ceará, mais de 20 milhões de aparelhos celulares estão ativados. Ou seja, são mais de dois aparelhos para cada cearense. O número não é diferente do restante do país, onde mais de 500 milhões de telefones estão habilitados. Os números são da Anatel, a agência que regula o setor de telecomunicação no Brasil e acaba de leiloar a banda 5G.

A disputa política na internet promete ser a grande atração da eleição para presidente e governadores. O modelo de se obter sucesso nas redes sociais pode garantir sucesso na urna eletrônica. No Brasil, o presidente Bolsonaro, oito governadores, 11 senadores e cerca de 78 deputados federais foram eleitos, fazendo sucesso nas mídias sociais. 

No capítulo do Ceará, os eleitores mandaram André Fernandes para a Assembleia e Célio Studart para a Câmara dos Deputados. Na eleição municipal de 2020, os vereadores Inspetor Alberto e Carmelo foram eleitos pelos internautas. 

Candidato ao governo do Ceará, pelo União Brasil, o deputado Capitão Wagner tem utilizado as redes sociais para construir um eleitorado no mundo da internet. Seu trabalho nas redes sociais tem apresentado resultado. Wagner possui 286 mil seguidores no Instagram. Um número expressivo. Dos quatro pré-candidatos do PDT, o que mais se aproxima do Capitão é o ex-prefeito Roberto Cláudio, com 210 mil seguidores. A governadora Izolda Cela, que é recente nas redes saciais, tem cerca de 58 mil seguidores, em rápido crescimento.   

Para os marqueteiros, a internet é uma ferramenta poderosa, que terá grande influência no resultado da eleição. Verdades e mentiras chegam a todos que estão utilizando aplicativos, como Instagram, WhatsApp e Facebook. Não ignorem o internauta. Ele pode mudar a história para o bem ou para o mal.