quarta-feira, 27 de abril de 2022

Izolda pediu apoio e recursos para o Ceará


“O primeiro contato foi excelente”, resumiu o deputado federal  e coordenador da bancada federal, Júnior Mano, sobre reunião, no Abolição, com a governadora Izolda Cela. “A reação não poderia ser diferente. A governadora é uma pessoa extremamente pragmática, objetiva e simples de secretariar. Até o jeito de pedir apoio é extremamente político e habilidoso”, contou o deputado Júnior Mano, que deixou o Palácio confiante em um amplo diálogo entre os parlamentares e a governadora. Ele saiu impressionado com a força de articulação do chefe da Casa Civil, Chagas Vieira. “Ele tem conhecimento amplo do governo e dos projetos”, pontuou. 

A agenda da governadora Izolda Cela pôde-se avaliar em dois momentos. Primeiro, agradeceu aos deputados estaduais o apoio aos projetos e por terem prestigiado a sua posse. Segundo, o primeiro contato com a bancada federal, ocorre no momento em que o Congresso Nacional debate a Lei de Diretrizes Orçamentárias e LDO e libera recursos de emendas de bancadas. O Ceará tem R$ 200 milhões para receber da União e o dinheiro irá para o Hospital Regional. Outros assuntos estiveram na pauta. Em breve, o deputado Júnior Mano deve ter audiência com a governadora, para avaliar todos os processos em andamento junto ao governo federal. 

A relação entre deputados federais e o executivo estadual sempre foi muito protocolar. Os parlamentares pouco dialogam com o governo e procuram ter relação mais próxima com os prefeitos. “A explicação é simples: no governo estadual, tratamos com a governadora. Nos municípios, são 184 prefeitos. Eles são a base, o local onde as pessoas moram”, explicou o deputado Júnior Mano, para mostrar que fica mais complexo atuar junto aos municípios. Por isso, a atenção maior aos prefeitos. 

Com o olho no calendário eleitoral, é importante para a governadora Izolda uma aproximação definitiva com os deputados. Eles são fundamentais para as pretensões dela, que é pré-candidata à reeleição e disputa, com Evavdro Leitão, Mauro Filho e Roberto Cláudio, a vaga pelo PDT. Izolda está no poder, na mídia, tem vantagens.