quinta-feira, 28 de abril de 2022

Fortaleza realiza Dia D de vacinação neste sábado, 30


Neste sábado (30/04), a Prefeitura de Fortaleza realiza o Dia D de vacinação em 113 postos de saúde da Capital e quatro pontos de aplicação, das 8h às 17h. O objetivo é ampliar a oferta da vacina durante o fim de semana, aumentando também os índices da vacinação de rotina e das campanhas contra a influenza e o sarampo.

Vacinação de rotina

Na rede municipal, são ofertadas 14 vacinas para as crianças: BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócica 10 Valente, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela, Pólio Oral, Tríplice Bacteriana (DTP), Febre Amarela e, também, HPV (para meninas entre nove e 14 anos de idade).

Já para os adolescentes, são disponibilizadas cinco vacinas: ACWY, Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Bacteriana - Difteria e Tétano e, também, HPV (para meninos de 11 a 14 anos).

Em 2022, a cobertura vacinal das principais vacinas do calendário infantil (BCG, rotavírus, pentavalente, pneumocócica, poliomielite, meningocócica c e tríplice viral) está em 65%, número considerado abaixo daa meta, que é de 90 a 95%, conforme estipulado pelo Ministério da Saúde.

“É alarmante perceber que estamos em um cenário bastante preocupante, com ampliações de leitos pediátricos para crianças com casos muito graves, quando temos um largo espectro de proteção através das vacinas que poderiam evitar essa situação”, ressalta a secretária da Saúde, Ana Estela Leite.

Documentos necessários

Para ter acesso à vacina, os adultos e idosos devem apresentar documento oficial com foto. As crianças devem apresentar documento de identificação oficial (certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte) e cartão de vacinação.

No caso dos profissionais, é necessário também documento de comprovação do trabalho em Fortaleza.

Vacinação contra o sarampo

A vacinação contra o sarampo este ano é de seguimento, ou seja, imunizará as crianças de maneira indiscriminada, independente da situação vacinal. Mesmo as que já iniciaram ou completaram seu esquema vacinal devem comparecer para receber a dose da campanha.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o público infantil é de 95%. Até o último domingo (24/04), 18.442 pessoas foram vacinadas, sendo 11.334 crianças, o que corresponde a apenas 13% do total desse público.

A campanha de seguimento tem como objetivo eliminar os chamados “bolsões” de não vacinados, evitando novos surtos de sarampo, captando crianças ainda não vacinadas ou que, por acaso, não tiveram resposta imunológica satisfatória às doses anteriormente aplicadas. A última campanha de seguimento e vacinação contra o sarampo ocorreu em 2018.

Vacinação contra a Influenza

“A vacina contra a Influenza deve ser tomada anualmente, pela inclusão de novas cepas, e a população precisa se proteger contra novas mutações do vírus, evitando casos mais graves que podem levar à internações e óbitos. Quem se vacinou em janeiro deste ano com a vacina de 2021 deve se vacinar novamente”, alerta Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS.

Este ano, a alteração ocorreu na cepa H3N2, inclusa em 2022. Além dela, a vacina protege contra a H1N1 e Influenza B. Até o último domingo, foram aplicadas 66.890 doses do imunobiológico, o que corresponde apenas a 10% da meta da primeira fase.

A partir de segunda-feira (02/05), Fortaleza inicia a segunda fase da campanha, contemplando gestantes, puérperas, professores, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.