segunda-feira, 18 de abril de 2022

Cumprimento da lei que obriga contratação de pessoas com deficiência por empresas participantes de licitações é tema de reunião na Assembleia Legislativa


Por iniciativa do deputado estadual Acrísio Sena (PT), será realizada Reunião Técnica no Salão Nobre da Assembleia Legislativa nesta terça (19), às 15h, para debater o cumprimento da Lei Federal nº 14.133/2021, que determina a reserva de cargos para pessoas com deficiência e para reabilitados pela Previdência Social por empresas participantes de licitações e contratos administrativos.

A Lei determina no artigo 63, inciso IV, que, na fase de habilitação, seja exigida que o licitante declare o cumprimento da reserva de cargos para pessoas com deficiência e para reabilitados pela Previdência Social. Essa obrigação subsiste durante toda a execução do contrato e se houver descumprimento, pode causar sua extinção. "Nossa intenção é debater com entidades mecanismos eficazes de fiscalização, de forma a garantir que esta população tenha seus direitos respeitados e sejam absorvidos pelo mercado de trabalho. Na atual situação da economia, com o caos instalado pela falta de políticas públicas pelo governo federal, as pessoas com deficiência acabam sendo duplamente prejudicas", explica Acrísio.

Para o evento, foram convidados representantes do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Ministério do Trabalho e Previdência Social, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado do Ceará (MP/CE), Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).