sexta-feira, 1 de abril de 2022

Caucaia é a segunda cidade do Ceará que mais gerou empregos em fevereiro


A geração de emprego de uma cidade é a mola propulsora para o desenvolvimento da cidadania e da economia local. Em Caucaia, graças às políticas públicas da Prefeitura, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDT), os caucaienses têm tido mais oportunidades de qualificação e chances de conseguir vagas de emprego. Com saldo positivo no mês de fevereiro, Caucaia se destacou como o segundo município que mais gerou empregos no Estado, com um de total 468 vagas preenchidas.  Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, foram divulgados na primeira semana de março.

Izabel Calado, secretária Executiva da SDT, destacou que o mês de fevereiro costuma ser um mês de baixa oferta de empregos. Porém, em Caucaia, contrariando estatísticas, as políticas públicas de orientação e acolhimento do trabalhador fomentaram a oferta e qualificação dos cidadãos, possibilitando a contratação de mais munícipes.

Izabel atribui essa alta na geração de empregos à nova sede e infraestrutura do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), mesmo prédio onde funciona o SINE Municipal. De acordo com a  secretária executiva, além da nova infraestrutura, que comporta mais atendimentos, o saldo positivo de vagas se deve também à realização de oficinas de preparação de mercado que são oferecidas semanalmente e ao foco intensificado nas visitas locais a grupos de empresários, com intuito de facilitar a ponte entre empregador e empregado.

O saldo de 468 empregos gerados em fevereiro também representa a confiança do empreendedor com o poder público, afirma Marcos Lopes, gerente do Sine Municipal de Caucaia. “O empreendedor de Caucaia está empregando mais que demitindo. Esse número é muito positivo para nós e representa uma confiança no trabalho da gestão. Nós conseguimos preparar melhor os candidatos às vagas e conseguimos qualificá-los com cursos oferecidos pela SDST”.

A SDST e o Sine Municipal de Caucaia oferecem diversas oportunidades para que os munícipes consigam ter qualificações e orientações para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. São oferecidas semanalmente, às quintas-feiras, oficinas de qualificação profissional que orientam sobre as novidades do mercado de trabalho e como fazer um currículo mais atrativo.

Serviço:

Oficinas de Preparação para o Mercado de Trabalho

Dias: Às quinta-feiras

Horário: De 8h às 12h

Local: CATEQ / Sine de Caucaia - Rua 15 de novembro, 1478, Centro de Caucaia.