quarta-feira, 13 de abril de 2022

Bolsonaro arrebentou com a oposição e fez estragos


O presidente Jair Bolsonaro, levou para o Palácio do Planalto as mais terríveis figuras do centrão. Valdemar Costa Neto, Ciro Nogueira e Roberto Jefferson são três nomes que valem por um Congresso Nacional inteiro, pela capilaridade, o conhecimento de todos os parlamentares e seus interesses. O presidente rasgou o discurso, faltou ao cumprimento das promessas, está deixando se afundar e derreter nas pesquisas. 

Após se filiar ao PL, com ficha abonada pelo ex-deputado e presidente nacional do Partido Liberal, Bolsonaro passou a juntar apoios no seu entorno, tudo custeado com verbas públicas. Fez o mesmo que todos os antecessores, para conseguir a reeleição. Até os personagens são os mesmos. 

O centrão cooptou  parlamentares que fugiam do bolsonarismo e deputados e senadores da oposição. Foi um esforço grande, mas valeu a pena. Hoje, o PL é o partido com maior número de parlamentares, tem um presidente da República que deseja o segundo mandato, com a caneta cheia de tinta, para comprar o diploma do TSE. FHC, Lula e Dilma fizeram seus estragos. O Capitão fará o dele. Será assim, até o Brasil construir homens públicos sérios, que combatam a anarquia oficial. 

Em manobra inteligente, os cérebros do centrão filiaram apoiadores e ex-apoiadores ao União Brasil, PL, PSD, PTB e MDB, transformando os partidos em um exército bolsonarista. A jogada criou um novo clima para o presidente, que está pagando a conta, liberando recursos para parlamentares adeptos ao toma-lá-da-cá.

O ex-presidente Lula se encontrou com líderes da velha guarda do MDB. Foi um triste prazer. O MDB novo está com Simone Tebet e a outra parte com Bolsonaro. Lula abraçou Sarney e Renan Calheiros, políticos que não mais expressam lideranças nacionais. O líder do PT e pré-candidato a presidente precisa urgentemente construir uma tática para combater as várias frentes criadas por assessores políticos de Bolsonaro. Lula está com a pauta errada, se distanciando da classe média, se isolando. Abriu a porteira para o seu adversário Ciro Gomes crescer. O estrago já fez ao se distanciar da turma que era sua.