terça-feira, 12 de abril de 2022

Assembleia Legislativa lança campanha "A leitura liberta" para arrecadação e doação de livros


A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Comitê de Responsabilidade Social e do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, lança a campanha "A leitura liberta", que tem como objetivo arrecadar livros que serão doados para o sistema prisional cearense.

A arrecadação de livros será realizada até o dia 22 de abril, nas recepções dos prédios da Alece, na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), na Casa do Cidadão, na sala do Comitê de Responsabilidade Social, ambas localizadas no Anexo III da Casa, nas bibliotecas das unidades do Farias Brito e espaços de parceiros.

A iniciativa parte da compreensão de que o acesso à cultura e à informação é essencial no processo de ressocialização, no desenvolvimento pessoal e na ampliação da visão de mundo das pessoas, fatores que contribuem para toda a sociedade. 

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, ressaltou a iniciativa da campanha, convidando todos a contribuírem com livros nos pontos de arrecadação. “Buscamos, com esta campanha, contribuir para dar condições dessas pessoas se redimirem e serem reinseridas na sociedade. Resgatar pessoas da criminalidade é uma tarefa difícil e muito importante”, comentou. 

A líder do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, explica que a campanha surgiu a partir da visita a uma das unidades do sistema prisional para conhecer o trabalho realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), importante parceiro da Assembleia Legislativa na efetivação das ações de responsabilidade social.


Cristiane Leitão destaca a importância da participação na campanha com a doação de livros que, ao chegarem aos internos do sistema prisional, poderão se transformar em pontes para o conhecimento, a criatividade e para uma vida mais digna.  

A Alece vem atuando de forma contínua e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como forma de colaborar com os municípios, o Estado e o País. As ações dialogam assim com os diversos ODS que, incluem, por exemplo, iniciativas que promovam a paz, justiça e instituições eficazes, a educação de qualidade, a redução das desigualdade, a saúde e bem-estar.