sábado, 19 de março de 2022

Segurança pública de Pedra Branca e região ganham reforço com base do CPRaio e sistema de videomonitoramento


A 59ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foi instalada no município de Pedra Branca, nesta sexta-feira (18), pelo Governo do Ceará. Além do reforço policial, a cidade ganhou também uma central de videomonitoramento para auxiliar no trabalho. São mais 23 policiais militares atuando na segurança pública, com 10 motocicletas, uma viatura e 15 câmeras instaladas nas principais ruas e avenidas.

O governador Camilo Santana exemplificou como o trabalho do CPRaio se diferencia. “Podem perguntar por que que ele é todo de moto? Porque geralmente há uma coisa chamada de mobilidade do crime. O criminoso usa uma moto para cometer o crime e às vezes entra em um beco que o carro não consegue entrar. Agora não, qualquer moto que entrar no beco vai ser pego pelo Raio, porque ele tem a melhor moto. Essas armas são importadas da Europa. É o que há de melhor em fardamento, viatura”, explicou Camilo, que complementou que “agregado ao Raio, vamos ter o sistema de videomonitoramento com câmeras que vão ficar 24 horas funcionando”.


Sandro Caron, secretário da Segurança Pública e Defesa Social, afirmou que teve início em Pedra Branca uma outra realidade com a chegada do Comando. “Dia 18 de março marca uma nova era. O Raio é um divisor de água. O efeito começa hoje, mas vai continuar pelos próximos 10, 20, 30 anos. Estamos mudando a história da segurança pública”, enfatizou o titular da SSPDS.

Agora, o Comando passa a contar com o trabalho de 2.739 policiais militares. Para dar suporte aos profissionais, 1.673 motocicletas, 126 viaturas e 3.486 câmeras de videomonitoramneto estão espalhadas pelos municípios já agraciados com o reforço.


Eficiência

A formação dos “raianos”, como são chamados os policiais que integram o grupamento, inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os profissionais são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.


A eficiência do CPRaio será sentida pela população no dia a dia da cidade, de acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira. “Pedra Branca está de parabéns. Recebe hoje essa destacada unidade da Polícia Militar e sem dúvida será um divisor de águas na segurança pública aqui. Irá fortalecer e elevar a sensação de segurança do cidadão”, destacou o comandante da PM.

Para a população de Pedra Branca, a chegada do CPRaio é a certeza de dias mais tranquilos. O técnico em radiologia Josivan Gabriel foi à solenidade de entrega acompanhado da esposa e da sogra. Grato ao Estado pela ação, ele enxerga no reforço mais segurança. “O Raio é um policiamento mais especializado e, com certeza, vai trazer mais paz e segurança para nosso município”, comentou Josivan.


18 anos defendendo a população

Recentemente, o CPRaio atingiu a maioridade ao completar 18 anos de fundação. Criado em 2004 com apenas 16 policiais e oito motocicletas, o grupamento foi sendo ampliado e, em 2015, teve seu processo de interiorização iniciado.

Hoje, já com 59 bases espalhadas por todas as regiões do Ceará, o Comando é reconhecido pelos bons resultados e eficiência em suas ações.

O planejamento do Governo do Ceará já prevê a implantação de mais dez bases, sendo os municípios: Ipueiras, Missão Velha, Nova Russas, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Icapuí, Jardim, Aurora e Campos Sales.

Parceria

O prefeito Matheus Góis fez questão de destacar como a parceria entre a gestão Municipal e o Governo do Estado vem melhorando a qualidade de vida da população. O gestor elencou uma série de equipamentos e ações. “Hoje, estamos inaugurando o Raio. O galpão industrial já está na licitação. E a maior obra hídrica da Pedra Branca, que é a autora, vai beneficiar mais de 26 mil pessoas. Já está licitada uma praça Mais Infância, a urbanização da Mineirolandia, três passagens molhadas, um Centro de Educação Infantil, reforma do hospital, duas areninhas, uma brinquedopraça e academia ao ar livre”, apontou Matheus.