sexta-feira, 4 de março de 2022

Sarto surpreende ao anunciar que Roberto Cláudio é seu candidato ao governo


A voz e o gesto do prefeito Sarto, abrindo seu voto no ex-prefeito Roberto Cláudio para ser o candidato do PDT ao governo, surpreenderam. Ele foi insistentemente provocado pelos jornalistas presentes ao Paço Municipal. “Ele está pronto, preparado, tem experiência e foi o melhor prefeito da história de Fortaleza. Estou, há 32 anos, acompanhando as gestões em Fortaleza. Ele foi o melhor”, disse Sarto, para justificar sua preferência. A revelação se tornou o assunto das rodas políticas e movimentou os agitados bastidores da sucessão estadual. Certamente, os demais pré-candidatos não gostaram, apesar dos elogios feitos pelo prefeito de Fortaleza.

O PDT estará retornando os encontros regionais, importante projetos para debater os problemas do partido nos municípios cearenses, ouvindo seus dirigentes, gestores e filiados que lideram movimentos sociais. “Os encontros são motivadores porque ouvimos a base, as pessoas que nos representam. Todos falando a verdade”, repete o senador Cid Gomes, que coordena o momento em que lideranças municipais são ouvidas. 

No último encontro, foram oficializados os pré-candidatos a prefeito de Fortaleza. Izolda Cela Roberto Cláudio, Mauro filho e Evandro Leitão os nomes citados para debater internamente, no partido, os problemas do Ceará e o que deve ser feito. “Um desses quatro nomes será o nosso candidato ao governo”, declarou o deputado André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará,  escalado para fazer o anúncio, oficialmente. 

Sarto, sempre simples, fez a declaração como um depoimento pessoal e não falando em nome do partido. Sua preferência tem outras justificativas. Roberto Cláudio e ele fazem política juntos. São velhos amigos e têm amigos em comum. Um conhece bem o outro. Sarto, ao revelar seu voto, olhou para o Ceará como um todo, por saber que a tarefa de governar um Estado como o nosso, em pleno crescimento, exige dedicação além da vida privada. 

A direção do PDT não se manifestou sobre o posicionamento do prefeito. A declaração de Sarto tem peso, influência e, com certeza, um grau de fortalecimento na candidatura de Roberto Cláudio, que também não repercutiu a fala.