quinta-feira, 31 de março de 2022

Russas: prefeito Sávio Gurgel lança Semana Pedagógica


Com palestra sobre o papel do professor no desenvolvimento socioeconômico da comunidade, o deputado Salmito, que é sociólogo e professor, participou da abertura da Semana Pedagógica no município de Russas na noite desta quarta-feira (30/03). Na ocasião, ele homenageou todos os professores em nome de seu pai, João Salmito Neto, que estava presente ao evento e também é professor.

Salmito comentou sobre os desafios da categoria e pontuou que a educação é uma das principais ferramentas para adquirir poder e realizar interesses. “A fala é um instrumento de poder que o ser humano tem para expressar seus interesses”, disse ele, citando o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, autor do livro Conhecimento e Interesse e Teoria do Agir Comunicativo, dentre muitos outros.

O deputado finalizou a sua fala após exibir um vídeo sobre o poder transformador da educação na Finlândia, onde a base do pilar foram a inclusão social e a política radical de valorização do professor, considerada  uma carreira nobre.

“Estamos vivendo na era da economia do conhecimento. Das cinco indústrias de maiores valores na Bolsa (BV) de Nova York, quatro são da economia do conhecimento”, pontuou Salmito, indicando que o professor é o responsábel pelo desenvolvimento dessa área. 

“Parabenizo o prefeito Sávio Gurgel pelo esforço para garantir o melhor para o povo de Russas e por entender a importância da educação para o presente e para o futuro desse querido município”, comemorou Salmito.