sexta-feira, 18 de março de 2022

Representatividade: empresário comenta a importância do trabalho da Fecomércio


Em série da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o empresário cearense Naugusto Freire, presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros e de Cabeleireiros Institutos de Beleza e Similares de Fortaleza (SINDIBEL), fala sobre a importância do apoio da Fecomércio e da CNC para a categoria. Ele traz como exemplo a Lei do Salão Parceiro, sancionada em 2016 com a ajuda do trabalho das instituições, que, dentre outras responsabilidades, esclarecem as demandas dos empresários do comércio para o poder público.

Assista o vídeo clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=Ab93ue89dj8

A Lei do Salão Parceiro é uma conquista que reflete o trabalho de representatividade, realizado pela Fecomércio/CE, que através da Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), acompanhou todo o processo com o objetivo de esclarecer os deputados acerca da importância do projeto para todos os envolvidos, quer sejam trabalhadores ou empresários. 

A Renalegis participou ativamente para levar as informações e esclarecer os deputados acerca dos benefícios gerados. Na prática, o projeto define formas de facilitar a relação entre os profissionais do segmento e os donos de salão. O empresário é, portanto, responsável pelos pagamentos e recebimentos, devendo repassar o percentual pelos serviços, acertado previamente em contrato com o profissional. Além disso, o recolhimento dos tributos é feito de forma independente tanto pelo salão, quanto pelo profissional, cada um com a parte que lhe couber.