terça-feira, 1 de março de 2022

Quaresma: Arquidiocese de Fortaleza realiza Jornada Penitencial pela Paz


A Igreja de Fortaleza estimula os fiéis  a fazerem da Quaresma deste ano uma Jornada Penitencial pela Paz. Entre as iniciativas estão os mutirões de Confissão, que devem ser organizados pelas Regiões Episcopais; o projeto 40 D, conteúdos sobre os grandes temas deste tempo litúrgico, produzidos para o Youtube da Arquidicoese [ https://www.youtube.com/user/arqfortaleza ].

Em comunicado aos Vigários Episcopais, representantes do arcebispo, Dom José Antonio pede que faça chegar a todos os fiéis o apelo do Papa Francisco a um dia de oração e jejum pela paz na Ucrânia, nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 2 de março. “Vamos juntos no mundo inteiro viver este dia de intercessão pela nossa pobre humanidade”, escreve o arcebispo.

A Jornada Penitencial vem como proposta de intensificar a vivência dos quarenta dias que antecedem a Páscoa do Senhor, chamando os fiéis à prática da oração, do jejum e da esmola. “Será também uma possibilidade dos fiéis terem acesso às celebrações penitenciais e ao sacramento da Confissão através de mutirões”, explica Padre Watson Façanha, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese.

O lema bíblico que norteará a Jornada é tirado do livro dos salmos “Ele te perdoa todas as suas culpas, e cura todas as suas enfermidades” (Sl 103,3). “Esta Jornada Penitencial vivida nesse período Quaresmal é um grande convite para que os fiéis católicos, imbuídos pelo sentimento de conversão pessoal e comunitária, se aproximem da misericórdia de Deus e de um autêntico caminho de conversão”, pontua o sacerdote.

Projeto 40D

Para favorecer a melhor vivência da Jornada Penitencial, a Arquidiocese de Fortaleza, através do Serviço de Comunicação, produzirá conteúdo sobre os grandes temas da Quaresma para as redes sociais da instituição. “Vamos produzir três séries de vídeos, com destaque para a Confessar40, onde vamos privilegiar a linguagem da internet para falar sobre a Confissão e  como se dispor da melhor forma para recebê-lo", explica Padre Vanderlúcio Souza, que está à frente do Serviço de Comunicação.  

O Jejum que orienta a Igreja Católica

“Jejuar e abster-se de carne” é o quarto mandamento da Igreja. Estão obrigados ao jejum todas as pessoas entre dezoito e sessenta anos, que gozem de plena saúde. O comum seria escolher, neste dia, fazer uma refeição e as demais seriam substituídas por um lanche simples, de acordo com as necessidades. Quanto à abstinência de carne, a Igreja do Brasil orienta que o fiel pode substituí-la por uma obra de caridade, um ato de piedade ou comutar a carne por um outro alimento.

Dicas de uma  nutricionista e missionária sobre o Jejum

Pacientes celíacos podem consumir pães à base de arroz, grão de bico, por exemplo, pois fermentam menos, já que não podem consumir trigo devido ao glúten.

O consumo de pão e água ao mesmo tempo não é recomendado, pois a fermentação poderá ser ainda maior e provocar dores de cabeça.

É importante lembrar que todos os seres humanos devem ingerir diariamente em torno de 30ml a 35ml para cada kg corporal.

Pessoas hipertensas, diabéticas, idosos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas devem seguir a orientação médica ou nutricional quando pensarem em fazer ofertas e mortificações.

Aqueles que não podem fazer o jejum devido a alguma patologia podem fazer uma penitência. Por exemplo: no dia do jejum deixar de comer um alimento que goste muito e ofertar a Deus por amor a alguma intenção.

O intuito do jejum deve ser acompanhado de mudança de vida, de conversão, de arrependimento dos pecados e volta para Deus, pois caso não exista um sentido torna-se uma dieta. ( Kelly Falcão. Fonte: portal comshalom).

A Quaresma

Período de preparação para a celebração da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste tempo de quarenta dias, os fiéis são chamados a examinarem suas consciências e à vivência da prática mais intensa da oração, jejum e esmola. Tem início na Quarta-feira de Cinzas e se estende até a Quinta-feira, da semana santa.

O Sacramento da Penitência

Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e recebam a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação.

Onde se confessar?

Os fiéis podem se confessar em uma das 145 paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese de Fortaleza, distribuídas em 31 cidades, incluindo a capital e a Região Metropolitana. As redes sociais da Arquidiocese divulgarão as datas dos mutirões de confissão. Neste link [PARÓQUIAS e Áreas Pastorais - Arquidiocese de Fortaleza ] , o fiel pode obter os contatos e horários de Confissão ofertada pelas paróquias.