quinta-feira, 31 de março de 2022

Prefeito Sarto vai a áreas de risco na Praia do Futuro e Sabiaguaba e anuncia projeto de requalificação urbanística

O prefeito José Sarto e representantes do órgãos que compõem o Comitê Municipal da Quadra Chuvosa visitaram áreas de risco na comunidade do Caça e Pesca (Praia do Futuro II) e no bairro Sabiaguaba nesta quinta-feira (31/03). Os moradores desses locais sofrem historicamente com alagamentos, que são ampliados no período das chuvas. Durante a visita, o Prefeito anunciou um plano de obras que visa trazer maior urbanização, acessibilidade e dignidade aos locais.

Sarto comentou que a Prefeitura já realiza ações localizadas para atenuar o problema das comunidades, mas que o novo projeto visa à resolução definitiva, englobando obras de pavimentação, saneamento e drenagem. “Obtive o relato de vários moradores sobre a situação incômoda, como a falta de energia, choques elétricos ocasionados pelos postes e os prejuízos à habitabilidade. A Prefeitura já tem feito ações, como a instalação de bombas, mas essa não é uma medida definitiva. A medida definitiva vem com esse projeto, que visa drenar as águas acumuladas para o rio Cocó”, frisou. Entre a rua Humaitá e a rua Jamaica, na comunidade do Caça e Pesca, a Prefeitura já instalou duas bombas hidráulicas de sucção como medida paliativa.

O novo projeto de requalificação urbanística da comunidade do Caça e Pesca está estimado em R$ 10 milhões e deve ser licitado ainda no mês de abril, com as obras programadas para serem iniciadas logo após o término do período chuvoso.

O secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, comentou que o plano de obras deverá ser feito em conjunto com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e que as obras de drenagem são essenciais, devido à geografia da região. “A Prefeitura deverá fazer a drenagem e a pavimentação, e a Cagece, o esgotamento sanitário. Essa é uma região de dunas, com muitos altos e baixos, sendo assim, a água que fica acumulada não consegue sair de forma natural. Por conta disso, faremos obras pesadas de saneamento. Queremos dar início a elas logo após o período chuvoso, para que no ano que vem a Prefeitura não precise mais instalar essas bombas”, relatou.

Ângela Stoppelli é aposentada e mora na região do Caça e Pesca há três anos. De acordo com a moradora, a obra trará maior qualidade de vida à comunidade. “Eu confio na promessa da Prefeitura, espero logo o início das obras para dar maior organização e tranquilidade para nós e para as crianças do local”.

Na área de risco na Sabiaguaba, com as chuvas intensas dos últimos meses, um dos riachos afluentes do rio Cocó transbordou, inundando uma ponte e trazendo prejuízos ao trânsito e habitação dos moradores. De acordo com Samuel Dias, a construção de uma ponte elevada é a solução para o problema da comunidade. “Essa é a antiga estrada da Sabiaguaba. Nesse ponto, estamos muito próximos ao rio Cocó e ao nível do mar, sendo assim, não há como fazer uma drenagem simples. É necessário construir uma ponte com uma altura maior com uma drenagem mais potente embaixo. O prefeito ficou sensibilizado com a situação da comunidade local e pediu prioridade, e este projeto está sendo planejado para ainda este ano”.

Francisca Henrique é costureira e mora na Sabiaguaba há 24 anos. Francisca concordou com o projeto e anseia pelo início das obras. “Uma nova ponte, é isso que queremos. Uma ponte digna que nós merecemos e temos direito. Tenho certeza que os órgãos competentes não deixaram ninguém à toa e nos ajudarão logo, é disso que a gente precisa”, afirmou.