segunda-feira, 21 de março de 2022

Prefeito José Sarto visita obras de urbanização na Barra do Ceará


O prefeito José Sarto visitou, nesta segunda-feira (21/03), a obra de urbanização do projeto Beira-Rio, na Barra do Ceará (Regional 1). As intervenções acontecem na orla da praia da Barra, com a construção de um amplo calçadão localizado ao lado da avenida José Lima Verde, entre a avenida Ulisses Guimarães e a rua José Roberto Sales.

O local já recebeu diversas melhorias urbanísticas e é utilizado pela população para caminhadas e demais atividades esportivas e de lazer. Durante a visita, o prefeito José Sarto comentou que a obra proporcionará maior desenvolvimento social e econômico para o local. “A Barra do Ceará é um dos lugares mais lindos da nossa cidade. Agora ela recebe esse novo projeto que, certamente, irá incrementar o turismo e o lazer das famílias da região”, pontua.

Com 60% dos serviços realizados, o projeto já executou a construção de duas quadras poliesportivas, o primeiro trecho do novo calçadão, além da instalação de boxes e quiosques, que ao todo terão capacidade para quarenta permissionários. Os equipamentos, instalados ao longo do calçadão, vão impulsionar a economia local por meio da culinária e do turismo.

Atualmente, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), trabalha na construção de mais quiosques, na continuação do novo calçadão e na criação de um muro de contenção com guarda-corpo margeando a praia e servindo de mirante para a paisagem existente.

De acordo com Samuel Dias, titular da Seinf, a obra, mesmo não tendo sido plenamente concluída, já propicia benefícios para a sociedade e para a economia local. “Essa é uma das mais importantes obras de requalificação urbanística que estamos fazendo, pois a área do Beira-Rio tem uma vista linda e um potencial turístico gigantesco. Mesmo com 60% concluído, já percebemos as pessoas felizes com a obra. Elas usam o calçadão para passear e se divertir, e os comerciantes já estão conseguindo fazer mais dinheiro”, pontuou.

Iranildo Gomes, peixeiro e morador da Barra do Ceará, compartilha da percepção de que a obra já incrementa o lazer e o comércio da região. “Esta é uma obra de primeira categoria. As pessoas já estão vindo para cá à tardezinha querendo passear e ver o pôr-do-sol. Com isso, a gente já está vendendo mais”, argumenta.


Moisés Laurentino, conhecido como Seu Dez, tem um ponto comercial na avenida José Lima Verde e mora na Barra do Ceará desde o nascimento. Para o comerciante, a obra também proporcionou melhorias na qualidade de vida da comunidade. “Essa é uma obra muito boa. Ainda não terminou, mas, com certeza, já está melhor do que era antes. Antes as pessoas colocavam até lixo na praia, agora isso parou”, comentou.

José Ferreira Braga trabalha como protético e é morador da Barra do Ceará desde jovem. Para José, o projeto Beira-Rio não apenas requalifica a Barra do Ceará, mas também valoriza a conexão afetiva das pessoas com a praia. “Vai ficar uma lindeza quando essa obra terminar. E eu digo para todos, não há mais bela praia no Ceará do que essa da Barra. Nenhuma é mais bonita. Agora com esses quiosques e calçadão, todo mundo deve vir aqui admirar a beleza da Barra”, expõe.

O projeto Beira-Rio será integrado ao Vila do Mar, permitindo a criação de uma ampla área de lazer que irá fomentar o turismo e o comércio local. A região passará a contar com cerca de 33 mil metros quadrados de área, com calçadão, nova iluminação, academia ao ar livre, mobiliários, chuveirões, bicicletários, vagas para estacionamento e posto de guarda-vidas. Orçada em R$ 11 milhões, as obras estão com 60% de execução e têm previsão de entrega para o segundo semestre deste ano.