quinta-feira, 17 de março de 2022

Prefeito José Sarto lança projeto Esporte sem Limites

O prefeito José Sarto lançou, nesta quinta-feira (17/03), o projeto Esporte sem Limites, iniciativa que irá beneficiar 360 pessoas na prática paradesportiva. O objetivo do projeto é democratizar o acesso ao paradesporto de qualidade, como forma de inclusão social a crianças, jovens, adolescentes e adultos, contribuindo para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras, e resultando em maior qualidade de vida.


As inscrições para o projeto Esporte Sem Limites estarão abertas a partir desta quinta-feira (17/03) no Portal da Prefeitura ou presencialmente na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), localizada no Ginásio Paulo Sarasate. Os interessados têm até o dia 31 de março para se inscreverem. Todas as faixas etárias a partir dos 6 anos de idade serão beneficiadas. São oito modalidades: bocha paralímpica, futsal para pessoas com deficiência auditiva, futsal para pessoas com deficiência intelectual, goalball, parabadminton, paranatação, paratletismo e xadrez adaptado.


O prefeito de Fortaleza José Sarto destacou o caráter inclusivo e socializante da prática esportiva incentivada pelo projeto. “É importante dizer que este é um projeto de inclusão social. Qualquer modalidade esportiva serve, preliminarmente, para socializar. A pessoa que pratica um esporte aprende o sentido da coletividade, de trabalhar em equipe. Ela percebe que sozinha não se vai muito longe e que o melhor resultado ocorre quando partilhamos as atribuições e conquistas”, comentou.


Durante o lançamento do projeto, o secretário municipal de esporte e lazer Ozires Pontes falou sobre o potencial do projeto no fomento de talentos paratléticos. “Esse é um programa muito especial para nós. Observamos que muitos paratletas até então não tinham apoio do poder público e já disputavam campeonatos estaduais e nacionais representando a nossa cidade. Hoje, com esse programa, eles terão um acompanhamento contínuo”, relatou.


O projeto Esporte sem Limites tem como objetivo promover a socialização por meio do esporte, onde as pessoas com deficiência poderão desenvolver suas potencialidades e exercício da cidadania. Além disso, o Esporte sem Limites tem como intuito integrar o indivíduo de com a sociedade, permitindo que ele supere barreiras sociais, físicas, psíquicas e/ou afetivas para melhora da autoconfiança através do paradesporto.