domingo, 20 de março de 2022

PoderData: Lula é o menos rejeitado, mas Bolsonaro melhora


Pesquisa PoderData realizada de 13 a 15 de março mostra que a taxa de rejeição de voto no ex-presidente Lula (PT) ficou estável no último mês e continua sendo a menor dentre os principais candidatos nas eleições presidenciais de 2022. Segundo o levantamento, 44% dos eleitores declaram que não votariam no petista “de jeito nenhum”, variação de 1 ponto percentual em comparação a 1 mês antes. A oscilação está na margem de erro de 2 pontos percentuais.

O petista também soma o maior percentual de pessoas que o consideram como único voto possível (40%) dentre os principais pré-candidatos.



O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue com a rejeição em trajetória de queda desde o início de 2022. Em dezembro de 2021, eram 60% os que não votariam no presidente da República “de jeito nenhum”. Hoje, são 51%.

“ÚNICO EM QUE VOTARIA”

O ex-presidente Lula é o único candidato possível para 40% dos eleitores. Depois aparecem Bolsonaro (32%), Sergio Moro (11%), Ciro Gomes (11%) e João Doria (5%).

METODOLOGIA

A pesquisa PoderData foi realizada de 13 a 15 de março de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 265 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.

Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Devido a esse processo é possível que o somatório de algum dos resultados para algumas questões seja diferente de 100. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem acontecer devido a ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR 00835/2022.