sábado, 12 de março de 2022

Pentecoste é beneficiada com novo Centro de Educação Infantil


As crianças de 0 a 5 anos de Pentecoste ganharam um um espaço voltado ao desenvolvimento e à educação. Nesta sexta-feira (11), o Governo do Ceará entregou o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Sefiza Feijó, com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, recepcionada pelo prefeito da cidade, João Bosco. Esta é a primeira unidade com esse tipo de atendimento em parceria com a atual gestão.

Também estiveram presentes a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), Socorro França, e a secretária executiva da Seduc, Jucineide Fernandes, o deputado federal Mauro Filho, prefeitos da região, autoridades municipais e o padre Jackson, que abençoou o equipamento.


“Eu tenho muito respeito, muita admiração, muito carinho por essas crianças de hoje, pois elas serão os futuros prefeitos, vereadores, nossos médicos, advogados, professores, e com educação eles podem ser tudo que quiserem. Por isso elas merecem esse CEI, um espaço adequado para o bom desenvolvimento. Quantas mães que estão aqui tiveram a oportunidade de estudar em um local como esse? Nossas crianças terão tudo do bom e do melhor, salas, banheiros adaptados, brinquedos, equipamentos, alimentação, tudo, pois a primeira infância é prioridade em nosso Governo”, ressaltou Onélia.


O novo equipamento recebeu aporte de cerca de R$ 1,8 milhão do Governo do Ceará, por meio de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Tesouro do Estado, além de contrapartida municipal. Os investimentos foram destinados à construção, mobiliário e equipamentos.

Com capacidade para atender até 208 meninos e meninas em dois turnos (manhã e tarde), a estrutura ofertada pelo CEI é composta de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A melhoria da educação para esse público é um dos compromissos assumidos pelo Governo do Ceará. Com o CEI de Pentecoste, já são 79 Centros entregues à população. Além destes, mais 80 novos Centros de Educação Infantil serão construídos em 75 municípios, sendo seis na Capital e o restante em cidades do Interior. O investimento é de R$ 172 milhões.

As unidades fazem parte das ações do Regime de Colaboração entre Estado e municípios cearenses. Após a entrega, os CEIs são cedidos às gestões municipais. A expansão garantirá pelo menos um Centro de Educação Infantil nos 184 municípios cearenses.


Crianças em segurança

“Atender crianças é um ato de carinho, uma doação diária, e ter esse CEI aqui é de suma importância para nossa cidade. Tenho certeza que melhorará a vida de muitas crianças, muitas famílias, temos muita carência desse atendimento e agora podemos receber mais de 200 crianças nos dois turnos. Feliz de trabalhar em um local com essa estrutura, tão completa, com vários ambientes diferentes para receber nossas crianças, de proporcionar uma melhor aprendizagem, um crescimento social, e assim vamos enriquecendo as suas vidas. E com isso as mães ficam tranquilas, sabem que seu filho está seguro, são bem cuidados e podem confiar em nosso trabalho”, pontuou Maria do Socorro Menezes, diretora da instituição.

Para Antônia Gomes de Souza, ou Vovó Toinha, esse CEI é uma benção, e vai melhorar muito a vida de alguns de seus netos. “Eu moro aqui do lado venho a pé, e estou muito feliz com essa escolinha. Dois dos meus netos estarão aqui todos os dias, sendo atendidos e cuidados em um espaço tão bonito, e que nos dá segurança. Será bom não só para mim, mas para outras famílias de Pentecoste necessitadas dessa educação dedicada. Eles também terão alimentação garantida, e isso é essencial para a gente, além disso vai aprender muito, uma grande emoção hoje”, agradeceu.


Brinquedocreche

Na ocasião, Onélia Santana também entregou os brinquedos da brinquedocreche de Pentecoste, espaço lúdico com brinquedos, jogos pedagógicos, livros e uma estante em formato de casinha, tudo dentro de uma área de 40m2 na sede do município. No espaço as crianças têm à disposição uma sala com casinha petit, escorregador reto, tabela de basquete com bola, túnel lúdico, gangorra com três lugares, piscina com bolinhas, toca 3 em 1, trave gol com bola, kit com 40 livros de literatura.

Essa estrutura foi desenhada para estimular a criatividade, socialização, afetividade, autoestima, raciocínio lógico, desenvolvimento das capacidades motoras, memória, percepção, imaginação e senso de organização das crianças, pelo ato de brincar.


Mais Infância Ceará

Titular da SPS, Socorro França, listou, com a entrega de hoje, os equipamentos do programa Mais Infância. “Chegamos a um total de 457 equipamentos inaugurados no Ceará, sendo 183 brinquedopraças, 79 CEIs – incluindo o de Pentecoste -, 26 Praças Mais Infância, 20 Núcleos de Estimulação Precoce, quatro estações de Praia Acessível, três Complexos Mais Infância, duas Fábricas do Mais Nutrição, um Espaço Mais Infância e um Espaço na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, sob a coordenação da nossa primeira-dama, Onélia Santana”, disse, citando alguns dos equipamentos entregues.


Prefeito agradece

Pentecoste foi contemplada com uma Praça Mais Infância em julho de 2018; com os instrumentos musicais do “Toda Banda de Música É uma Escola”, em outubro de 2021; com brinquedopraça em novembro de 2021; recebeu recentemente o kit de brinquedocreche; e possui 1.074 pessoas beneficiadas com o Cartão Mais Infância, além de outras entregas para além da infância e educação.

O prefeito João Bosco agradeceu não só por esse importante equipamento, mas pela parceria com o Governo do Estado. “É uma honra receber a professora Onélia Santana em Pentecoste. Ela que criou o programa Mais Infância Ceará, e que cuida tão bem das nossas crianças. Leve nosso agradecimento ao governador Camilo Santana, uma pessoa simples e que se dedica a melhorar a vida dos cearenses. Recebemos aqui. CEI que atenderá tão bem crianças e mães, com tudo de bom e do melhor”, apontou.

“Muito feliz em entregar esse equipamento tão importante para a população do município de Pentecoste. Estamos diante de um equipamento que não apenas cuida, mas desenvolve a primeira infância do Ceará, que é um dos focos da secretaria de Educação do Estado”, Jucineide Fernandes, secretária executiva da Seduc.


Conscientização ambiental

No CEI da cidade de Pentecoste, foram plantadas e distribuídas cerca de 50 mudas de plantas arbóreas, ornamentais e frutíferas para a população pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A política aplicada tem o objetivo de incentivar e conscientizar as crianças para que tenham um cuidado maior com a natureza, para que saibam a importância da preservação ambiental, com o plantio e a distribuição de mudas, já tradicional nas inaugurações dos equipamentos do Programa Mais Infância. Além disso, a iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável, e para a manutenção de cidades mais verdes.

A primeira-dama do Ceará finalizou a solenidade agradecendo a doação dos profissionais de educação do Estado e deixou um recado para as professoras do CEI de Pentecoste. “Nós sabemos dos cuidados que vocês têm com os pequenos. É muito bonito de se ver o respeito com que trabalham. Que continuem olhando, escutando, mostrando sempre o melhor caminho para sempre proporcionar o melhor desenvolvimento possível, pois temos aqui mecanismos suficiente para dar o melhor para as crianças”, finalizou.