sábado, 19 de março de 2022

O lixo e o entulho geram dinheiro no salto ecológico


O Mundo passa por transformações ambientais. O lixo, orgânico ou mesmo entulho, passou a ser reciclado. As “rampas” começaram a dar lugar às usinas de reciclagem e o entulho que destruía lagoas e riachos, também, ganha novo destino. Máquinas deixam cimento, areia, pedra, e ferro prontos para o reuso.

O prefeito Sarto tem se reunido com ambientalistas, para resolver, em definitivo, o destino final do lixo e do entulho em Fortaleza. O Governo do Ceará já tem acertada a compra de entulho reciclado para construção de moradias, que vão substituir casas de taipa e papelão. Também, pretende usar o reciclo de restos de construção para fazer estradas vicinais. Custa 39% menos para se fazer estradas e em grande quantidade. A economia pode chegar a 5O%. 

No Ceará, empresas já atuam fortemente nas duas áreas. Os ecopontos instalados nos corredores de grande movimento e bairros populosos foram um avanço. O morador leva o lixo ao local e transforma-o em abatimento das contas de energia, telefone ou IPTU. Isso é dinheiro. 

A gente avança no tempo, com projetos ambientais que protegem a sociedade. É uma pauta mundial. Exige uma reeducação dos mais velhos e conscientização dos estudantes na escola para a importância de se tratar o lixo ainda em casa. Ao cidadão, cabe denunciar onde o lixo é depositado, caso não seja no destino certo. O mesmo ocorre com o entulho. 

Os órgãos ambientais são vistos, em parte, como antros de corrupção. Mas, a sociedade deve insistir, denunciar, abrir a boca, usar redes sociais e exigir dos vereadores, deputados  e governantes a aplicação da lei, que prevê multas, indenizações e até prisões para crime ambientais. Se associe ao futuro. Ecossistemas não suportam mais a destruição imposta.