terça-feira, 22 de março de 2022

Faturamento da indústria cearense segue em ritmo de crescimento no início de 2022


O Indicador de Faturamento da indústria cearense seguiu com relevante crescimento de 13,7% no início de 2022, resultando no segundo mês consecutivo de ascensão do indicador. O número mostrou-se consideravelmente acima do registrado no país (2,8%). 

A Massa Salarial Real expressou crescimento no Ceará de 15,5% e no Brasil de 4,2%. Este indicador apresentou avanço positivo após declínio no mês anterior, ao passo que o resultado brasileiro está em crescimento pelo terceiro mês consecutivo.

Assim como o indicador anterior, o Rendimento Médio Real manifestou crescimento frente a dezembro tanto para o Ceará como para o Brasil de 16,3% e 4,2%, respectivamente. Tal expansão se deu pelo aumento mais acentuado da Massa Salarial quando comparado ao Número de Empregos.

O número de Empregos no Ceará exibiu nova redução no comparativo ao mês anterior de –0,7%. Além disso, frente a janeiro de 2021, o estado também apresentou redução -3,8%. Já o resultado brasileiro se mostrou estável, indicando um breve aumento de 0,1%. Frente a janeiro de 2021, os resultados também se mostram positivos, com crescimento de 3,7%.

Essas constatações são da Pesquisa dos Indicadores Industriais, realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).