domingo, 20 de março de 2022

Eleições 2022: PSTU oficializa Vera como pré-candidata à Presidência da República


O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) lançou neste sábado (19) a socióloga Vera Lúcia Pereira Da Silva Salgado, de 55 anos, como pré-candidata à Presidência pelo partido.

Segundo a legenda, ela vai representar o Polo Socialista Revolucionário, “espaço político que vem sendo construído desde outubro do ano passado pelo PSTU e outras correntes políticas, incluindo setores do PSOL”.

Durante o lançamento da candidatura, transmitido pela internet, a candidata afirmou que o programa de governo "começa pelos mais pobres".

“Como candidata, farei o que tenho feito, empunhar a bandeira vermelha do socialismo e, perante essa barbárie capitalista, apresentar o programa que pode acabar com as desgraças que se abatem sobres negros e brancos, héteros e LGBT, empregados e desempregados. Para todos os problemas e dores existe solução”, afirmou.

Natural de Inajá, em Pernambuco, Vera Lúcia tem 55 anos e foi candidata pelo partido à presidência da República em 2018, quando obteve pouco mais de 55 mil votos válidos.

Foi presidente estadual do PSTU no estado de Sergipe. É formada em Ciências Sociais em Sergipe e trabalhou como garçonete e datilógrafa. Integrou movimentos sindicais e estudantis.

Em material divulgado pelo partido, Vera diz que, quando chegou em São Paulo, teve de esconder o sotaque. E que, apesar de muitos nordestinos terem escolhido a cidade para fugir da seca do Nordeste, acabaram se deparando com problemas de falta d'água em dezenas de bairros da capital.

Aos 19 anos, Vera se tornou operária da indústria de calçados e se envolveu com o movimento sindical. Em 2020, foi a primeira candidata negra à Prefeitura de São Paulo.