sexta-feira, 18 de março de 2022

CODESSUL fará inspeção animal nos municípios do Sertão Central


Acaba de ser publicado o resultado final do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (CONSIM), para o plano 2022-2023 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

“E temos a feliz e grandiosa honra de anunciar que o Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul - CODESSUL, foi o único Projeto do Estado do Ceará aprovado pelo MAPA. Fruto de uma grandiosa parceria do CODESSUL, na pessoa de seu Presidente, o Prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, e da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no estado do Ceará, na pessoa do superintendente, Neto Holanda, que, ainda em 2021, firmaram cooperação técnica para fazer no CODESSUL o primeiro projeto de Consórcio Municipal de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, declarou Vanier Silva, superintendente do CODESSUL.

O prefeito Maurício Pinheiro informou que, “com a aprovação do CODESSUL nesse projeto, teremos a possibilidade de inserir os municípios integrados no Consórcio no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)”. Por meio da adequação e qualificação do CODESSUL, bem como de estabelecimentos registrados, de modo que possam ser reconhecidos e comercializar sua produção em todo o território nacional. 

“Uma conquista para as agroindústrias situadas nos municípios do CODESSUL (principalmente agroindústrias de laticínios e queijarias) e uma abertura de mercado para que novas industrias se instalem na área do CODESSUL”, declarou Maurício Pinheiro.

Dia 25 de março, o Presidente do CODESSUL e o Superintendente do MAPA no Ceará, estarão em Brasília, na sede do MAPA, para participar da cerimônia de lançamento do Projeto CONSIM, e da abertura da Fase de Qualificação, com a presença da Ministra Tereza Cristina.