terça-feira, 8 de março de 2022

Ceará avança na formação do Centro de Análise de Imagens Médicas e Biológicas (CMAI)


O Ceará avança na consolidação de um moderno Centro Multidisciplinar para Análise de Imagens Médicas e Biológicas (CMAI), especializado no processamento, compartilhamento, uso e interpretação de imagens científicas de alta qualidade. O CMAI foi formulado, inicialmente, em dezembro de 2019, pela Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), para operar como centro dinâmico de ensino, pesquisa e inovação, em análises médicas e biológicas. 

O CMAI atuará nos eixos de inovação, ensino e pesquisa acadêmica ao nível de pós-graduação e profissional. “O projeto surgiu a partir da percepção e reconhecimento das oportunidades de fertilização cruzada entre ciências médicas, como por exemplo, pneumologia, cardiologia, ortopedia, traumatologia e obstetrícia; na área de imagens, diagnóstico e do tratamento de várias doenças”, explica o médico e cientista-chefe da Saúde do Ceará, coordenador do projeto CMAI, José Xavier Neto.


​O Centro vai operar no âmbito da Sesa e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-Ce), em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).Para viabilizar o projeto, a Funcap adquiriu diversos equipamentos de multimídia, para exercícios de gamificação, desenvolvimento de recursos de realidades aumentada e virtual, impressões e animações 3-D e cursos nessas áreas. 


Pesquisadores bolsistas também foram contratados, por meio do  Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (CISEC), da ESP-CE, para desenvolver o projeto CMAI, priorizando a aplicação de tecnologias de realidade virtual e aumentada, na formação de estudantes e professores das áreas de saúde e demais segmentos. O professor Adriano Anunciação Oliveira, do Instituto UFC virtual, é o bolsista contratado pelo CISEC, para gerenciar e desenvolver tecnologias em novas mídias educacionais. 

​O presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, fala da importância do CMAI para o fortalecimento da pesquisa e inovação na área da Saúde do Ceará e do País. “O CMAI se alinha à missão institucional da ESP-Ce, um Instituto de Ciência e Tecnologia, centrado na qualificação da força de trabalho e no fortalecimento do sistema de saúde, por meio dainteligência, educação, ciência, pesquisa e inovação, para o bem-estar e felicidade das pessoas”, destaca. 

“Em sua nova estrutura organizacional, o CISEC e as diretorias de Desenvolvimento Educacional, Educação e Extensão em Saúde e a Diretoria de Inovação e Tecnologias, em conjunto com a Gerência de Pesquisa em Saúde, interagirão com o CMAI, rumo aos seus objetivos”, acrescenta oSuperintendente da ESP-Ce, Marcelo Alcântara.

Além de aplicações acadêmicas, o CMAI pode auxiliar profissionais das respectivas áreas da saúde em trabalhos de segmentação de imagens em tratamento do câncer, ajudar na identificação e quantificação dos volumes tumorais; e servir de instrumento para apoiá-los na produção de laudos médicos, radiografias, tomografias, ressonância magnética, dentre outras aplicações.

 

Mais informações: José Xavier Neto - Médico, coordenador do CMAI  (11) 98208-8790