sábado, 5 de março de 2022

Assembleia Legislativa inaugura novo Complexo da Procuradoria Especial da Mulher nesta terça-feira, 8


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza nesta terça-feira (08/03), no Dia Internacional da Mulher, às 9 horas, a inauguração do novo Complexo da Procuradoria Especial da Mulher, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. A solenidade contará com a presença do presidente do Parlamento Estadual, deputado Evandro Leitão, da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão, deputadas e demais parlamentares, dentre outras autoridades.

O equipamento atuará em parceria com a Defensoria Pública e o Ministério Público no recebimento de denúncias de violência contra a mulher, acompanhamento de casos em órgãos competentes, assim como orientação jurídica, acolhimento de mulheres em situação de violência e o fomento ao protagonismo feminino na sociedade e na política.

"Estamos reforçando a estrutura da Procuradoria Especial da Mulher, no sentido de dar mais espaço e voz ao público feminino. Teremos várias frentes de atuação e descentralização dessa presença da Procuradoria. Mas gostaria de destacar o passo importante no combate à violência contra a mulher e a porta aberta para o protagonismo feminino na política e em nossa sociedade. Estamos muito felizes com a inauguração desse equipamento para contribuir na luta pela igualdade de gênero e contra o machismo, uma luta que é de todos nós", destaca Evandro Leitão. 

A Procuradoria Especial da Mulher disponibiliza ainda o Zap Delas, um canal pelo Whatsapp - número (85)99814.0754 - em que as mulheres podem realizar denúncias e pedir informações.

Núcleos da Procuradoria

Ao todo, o novo complexo englobará os serviços de cinco núcleos: Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher; Núcleo de Promoção e Participação na Política; Núcleo de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher; Núcleo de Promoção da Igualdade Gênero-Racial e o Núcleo de Apoio a Egressas e Apenadas; além do Zap Delas e do Observatório da Violência Gênero-racial e Mediação e Humanização para Mulheres.

Sessão solene

Além da inauguração do novo prédio da Procuradoria Especial da Mulher, a Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira a sessão solene em comemoração do Dia Internacional da Mulher, no Plenário 13 de Maio. O evento ocorre por requerimento das deputadas Augusta Brito e Fernanda Pessoa, e do deputado Leonardo Araújo, contando com a subscrição da deputada Érika Amorim e do deputado Carlos Felipe. 

Também, está prevista programação destinada às servidoras promovida pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) e pelo Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC).

SERVIÇO

Inauguração do Complexo da Procuradoria Especial da Mulher

Local: Av. Desembargador Moreira, 2930

Data: 08 de março (terça-feira)

Horário: 09 horas