quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Ricardo Cavalcante celebra parceria com Prefeitura de Fortaleza, para qualificação profissional de mais de seis mil fortalezenses, através do SENAI-CE


Nesta quarta-feira (23/02), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o Secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE) da Capital, Rodrigo Nogueira, celebraram parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a FIEC para a oferta de cursos de qualificação profissional, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Ceará (SENAI-CE). A atividade faz parte do Programa Fortaleza + Futuro, que tem como objetivo o fomento do desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda no município. Entre os Presentes, estiveram o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; Erick Vasconcelos, Secretário-Executivo da SDE; Reinaldo Salmito, Assessor Especial da SDE; Edgar Gadelha, Diretor Financeiro da FIEC; Paulo André Holanda, Diretor do SENAI-CE e Superintendente do SESI-CE; e Dana Nunes, Superintendente do IEL-CE.

“Assinamos hoje esta parceria com a Prefeitura de Fortaleza que possibilitará mais desenvolvimento econômico para a nossa cidade. Serão mais de 6 mil fortalezenses que serão beneficiados diretamente. Tudo através dos cursos de excelência do SENAI-CE. Isso representa mais conhecimento, emprego e renda para quem mais precisa”, declarou Ricardo Cavalcante.

Ao todo, serão 6.265 fortalezenses beneficiados, em 223 turmas, que terão acesso a cursos técnicos profissionalizantes gratuitos em eixos variados como tecnologia, gastronomia, moda, meio ambiente, gestão e economia criativa.

As capacitações realizadas pelo SENAI-CE acontecerão em turmas com modalidades presenciais (179) e EAD (44) e terão carga horária entre 16h/a e 160h/a. Elas serão financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, através do projeto da Prefeitura de Fortaleza.


“O momento vem coroar mais uma parceria com a FIEC, através do Presidente Ricardo Cavalcante, com objetivo de promover o desenvolvimento de Fortaleza. Nada melhor que contar com a expertise do SENAI-CE, que é quem melhor capacita, para realizar cursos transformadores para os nossos cidadãos”, declarou o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, que afirmou que essa é a primeira parceira do tipo entre o município e o Sistema S.

Paulo André Holanda, Diretor do SENAI-CE e Superintendente do SESI-CE, contou que a ideia é linkar as formações aos Sindicatos das Indústrias cearenses, aumentando a empregabilidade no estado.

Todos os cursos de qualificação contam com aderência ao mercado, com objetivo de promover oportunidades concretas de acesso ao mercado de trabalho.