terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Professores de 14 cidades do Ceará conquistam reajuste de 33,24%


Sindicatos de servidores públicos municipais filiados à Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) em mais três cidades, Campos Sales, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, comunicaram hoje (04/02) o alcance do reajuste salarial de 33,24% para o magistério.

As localidades se juntam à Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Capistrano, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Porteiras e Santana do Cariri, onde o poder Executivo já havia atendido à reivindicação das entidades trabalhistas e autorizado o benefício. Agora, são 14 cidades que regulamentarão o aumento dos professores de acordo com a Lei Federal 11.738, de 2008.

As prefeituras dissiparam as dúvidas em torno do reajuste, que chegou a ser atacado pelo Governo Bolsonaro e por entidades patronais, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Prevaleceu a defesa forte da Fetamce e dos sindicatos da validade da Lei do Piso do Magistério, que levou a própria União a anunciar, por meio do Ministério da Educação – tal como ocorre desde 2010 – que o novo valor do piso salarial nacional do magistério, válido a partir de 1º de janeiro de 2022, deve ser elevado de acordo com o percentual citado.

A Fetamce reforça que os gestores municipais que se recusarem a aplicar o aumento salarial previsto em lei poderão sofrer sanções judiciais. De acordo com a Federação, os sindicatos municipais podem denunciar as administrações ao Ministério Público e avaliar instrumentos de mediação judicial.