domingo, 6 de fevereiro de 2022

Isolados, Luizianne e Zé Airton lançam nota, contestando decisão do Diretório Estadual do PT


NOTA SOBRE A REUNIÃO DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PT/CE E A POLÍTICA DE ALIANÇAS

“No último dia 29 de janeiro, foi realizado o primeiro debate programático sobre a conjuntura política local em reunião do Diretório Estadual do PT/CE, ocasião em que foi aprovada resolução sobre o arco de alianças para o PT nas eleições 2022 e decidido o nome do governador Camilo Santana como pré-candidato ao Senado.

Sobre a resolução aprovada, a fim de sanar dúvidas e informações imprecisas, é importante destacar os seguintes pontos:

1. Não houve decisão sobre que posição o PT ocupará na chapa eventualmente acordada com outros partidos, havendo espaço para  que o partido encabece uma chapa nas eleições de 2022, no Ceará.                 

2. Não houve decisão sobre tática eleitoral, à exceção da posição do partido no tocante ao Senado, sendo aprovada a indicação do atual governador, Camilo Santana, como pré-candidato. 

3. Foi aprovada, por unanimidade, moção de solidariedade ao companheiro Lula, alvo de reiterados ataques pelo pré-candidato à Presidência Ciro Gomes.

Diante do exposto, pode-se afirmar que a resolução aprovada pelo Diretório manteve a política de alianças da atual base do governo estadual, o que não significa que, na futura coligação, estarão, automaticamente, todos os partidos que atualmente ocupam essa base. No tempo determinado pelo calendário a ser aprovado pela instância competente no estado, em consonância com a Direção Nacional, serão tomadas as decisões definitivas sobre a tática eleitoral (nomes e cargos definitivos dentro do arco de alianças aprovado). A discussão está apenas iniciando no âmbito das instâncias partidárias.

A questão continua aberta e estaremos firmes na luta pelo protagonismo do PT, por um palanque forte e leal para Lula no Ceará e em sua defesa, contra os ataques desqualificados, agressivos e baixos, que só reforçam o conservadorismo e o ódio ao PT e à democracia. O fundamental, nesse momento, é que o nosso partido, como é de seus princípios, garanta o debate democrático entre filiadas e filiados, através de suas instâncias partidárias.  

No intuito de garantir a pluralidade de vozes e a diversidade de entendimentos sobre a atual conjuntura, um grupo de lideranças e dirigentes petistas lançaram o "Movimento PT LÁ E CÁ", que já realizou duas plenárias com a participação de mais de 800 militantes de todas as regiões do Ceará.

Dessa forma, entendemos que termos uma candidatura do PT ao Governo do Ceará é fundamental na luta contra essa tragédia política que vivemos. Quanto mais fortalecido estiver o PT no processo de derrota do desgoverno Bolsonaro e na afirmação do nosso projeto democrático e popular nos estados, mais próximo nosso partido estará da sua consolidação social e do sucesso eleitoral de LULA presidente em 2022. Nosso movimento segue firme nessa empreitada!

Por isso, convidamos todas e todos para a nossa próxima plenária. Em breve, enviaremos a data e os links para a sua participação.”

"PT Lá e Cá". Vamos Juntos/as!

*Deputada federal Luizianne Lins; deputado federal José Airton Cirillo; deputado estadual Elmano de Freitas; Jonas Dezidoro (Grupo Movimento  PT); Lêda Vasconcelos (Grupo Diálogo e Ação Petista); Deodato Ramalho (Grupo Articulação de Esquerda); Paulo Assunção (Grupo Optei); Vaumik Ribeiro (Grupo Articulação Unidade na Luta); Waldemir Catanho (Democracia Socialista); e Alexandre Aragão (Coordenação estadual PT Lá e Cá).*